Oi gente,
Levei duas semanas para digerir a última consulta do Teodoro e relatar aqui. Fomos ao pediatra no dia 09/02 e só agora sinto que posso escrever aqui algumas coisas....
Vou começar relatando o dia anterior a consulta, terça, dia 08: chorei como criança quando ele mamou no peito e seguiu chorando, querendo mais. Sim amigos, eu, a vaca leiteira, que sempre "sofreu" de excesso de leite fiquei "seca" diante do apetite voraz do meu pequeno. Fiz uma mamadeira de NAN, e sim, chorei. Chorei um choro sentido, parece pouca coisa para alguns mas pra mim foi como se eu estivesse falhando.
Desde a nossa volta das férias o Teodoro tem acordado durante a noite várias vezes pra mamar, o que não acontecia desde que ele tinha uns 3 meses. Ele sempre mamou antes de pegar no sono e ia embora. Como durante nossas viagens ele dormiu comigo, achei que ele andava meio carente, estranhando mesmo o "retorno ao lar". Só que isso tem me esgotado. Durmo mal e isso se refletiu na quantidade de leite que tenho produzido, além do fato de que como ele acorda mais vezes não dá tempo de me recuperar...
Faz umas duas consultas que o Téo não ganha muito peso, na última chegou a "emagrecer" umas 50gr, mas ganhou 2 cm, o que, por hora, me "convenceu" a não pirar. Mas no dia 09, day after ao meu "desespero", a constatação empírica: ele continua sem ganhar peso!
Olha gente, sei que muitos que lerão esse post dirão: ela tá exagerando! Misturando tudo e enlouquecendo!!! Mas aquelas mães de primeira viagem entenderão minhas preocupações.
O Teodoro come bem. Muito bem diga-se de passagem. Além de escolhermos somente alimentos saudáveis ele não recusa nada. Nadinha. Come sempre um prato fundo de comida feliz da vida. E mama bastante, sempre mamou. E porque não ganha peso???? Será que meu leite é fraco???
Opa!
Peraí? Não foi aqui mesmo nesse blog que eu disse que leite fraco não existe???
Sim, amigos, uma mãe a beira de um ataque de nervos "emburrece" temporariamente... Me peguei pensando nisso, acreditam???
Como sempre, a conversa com o Ruy, pediatra do Téo, foi tranquilizadora. Ele acredita que o problema do Teodoro seja o excesso de cocô, isso mesmo meus caros, ele chega a fazer uns 4 cocôs por dia.
Lembrou também que ele agora está na escola, gasta mais energia durante o dia. E isso contribui para o gasto calórico dele.
Sobre as mamadas a resposta dele foi muito simples: saudade. Ele disse com todas as letras: "Ele não tá acordando por fome, ele come bem e mama bem, ele tá é compensando o dia longe de ti". Sabe o leite fraco? kakakak Caiu por terra mais uma vez....
A orientação do Ruy também segue a linha da simplicidade: diminuir as fibras pra ele fazer menos cocô. E incluir uma mamadeira de NAN antes de dormir pra ele me dar um "tempo" durante a madrugada, mas com a ressalva de que o sono deve se re-estabilizar assim que ele se acostumar mais com a nova rotina, com a escola. E também dar janta novamente pra ele em casa, desde que ele entrou para a escola nós dávamos um lanche depois da escola, pois lá ele janta às 17hs, mas ele disse que poderíamos dar um rango pra ele sem problemas, às 20hs. E o peito? Ele foi categórico: "Segue em livre demanda. Sem restrições!"
Lembro até agora das palavras do Ruy: "não temos motivos pra preocupação, o Teodoro é uma criança saudável, está se desenvolvendo muito bem, falando, engatinhando, tentando se levantar e tudo. Temos apenas que ficar alertas." Quase que eu disse: "Sempre alerta, Doutor!"
De tudo isso cheguei a uma conclusão: eu não estou pronta para desmamar o Téo. Sinto necessidade de amamentar ele, adoro o fim do dia, chegar em casa, pegar ele no colo, fazer um chamego e dar mamá. É o nosso momento. É quando matamos a saudade loca que sentimos um do outro. É quando lembramos que um dia fomos um só. Me sinto inteira e revigorada.
Refizemos a rotina do Teodoro e de fato ele começou a dormir mais. Ainda acorda, mas agora nitidamente é só pra "ver a minha cara": chego ao lado do berço e mesmo no escuro ele me olha, vira de ladinho, às vezes dá um meio sorriso e adormece novamente. Ele também parou de fazer tanto cocô. Liberamos a bolacha de maizena e caprichamos na janta às 19:30.
E para minha felicidade descobri que ele também não tá pronto pra ser desmamado: chego em casa e adivinha o que ele quer logo depois de um abraço? Mamar! E alguns dias atrás, ele mamou a mamadeira de NAN e depois quis o peito ;-)
Tô me preocupando a toa? Talvez...
Inventando sarna pra me coçar? Talvez...
Sofrendo por antecipação? Talvez...
Amando loucamente um serzinho chamado Teodoro? COM CERTEZA ;-)