quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vernissage!!!

Sim, amigos. O Teodoro vai expor seus lindos trabalhos numa vernissage nesse sábado!
Não lembro se cheguei a comentar aqui mas a escolinha mudou a direção em maio e recentemente mudou até de nome, e como já era de se esperar as mudanças também atingiram o projeto pedagógico, as turmas esse ano, mais precisamente no segundo semestre do ano, passaram a trabalhar com arte. Cada turma teria um artista para estudar. No caso do berçário, a turma do Téo, o artista "base" chama-se Arno Stern. Sei lhufas de arte então perguntei ao "oráculo-google", e descobri que esse cara além de artista plástico é educador, e dedicou (ou dedica) a vida a ensinar e entender o desenho infantil. Achei bem legal! Catei mais um pouco a achei a transcrição da introdução de um livro dele chamado "Aspectos e Técnicas da Pintura de Crianças" que diz o seguinte:

Educar é favorecer a eclosão de valores pessoais. O educador não deve influenciar, mas respeitar os valores pessoais da criança. Quando pinta, a criança é capaz de concretizar as suas emoções, de fazer experiências e de tomar contato com o mundo. Estas faculdades naturais podem tornar-se meios educativos se se criaram condições apropriadas. O educador e os pais devem sempre respeitar as criações infantis. Uma incompreensão, ou desprezo, podem fazer refluir a corrente da expressão e causar graves perturbações. Educar não é influenciar mas também não é deixar fazer. É agir. Porque, se a matéria da educação está na criança, é ao educador que compete ajudá-la a realizar-se. Para a criança, a criação artística surge como objetivo do seu contato com o adulto; mas para este ela é primeiro que tudo um meio. Um meio educativo. A educação artística é a educação pela arte.”

Não me considero uma admiradora da arte, sou até bastante "burra" nesse aspecto, mas compreendo o papel que as manifestações artísticas têm na formação dos indivíduos, trabalho num museu, lembram? hehehehehe

Então vamos ao que interessa, o convite para a vernissage:

Vernissage é coisa de artista não? Muito chique!!!
Só não entendi porque os "patrocinadores" pagam o ingresso mais caro, mas isso é detalhe "mamãe na primeira fila" é o lema!!!

Obviamente tirarei milhares de fotos e depois compartilho aqui!


Sobre o artista em francês: http://fr.wikipedia.org/wiki/Arno_Stern

 

Nenhum comentário: