terça-feira, 5 de outubro de 2010

Amamentar é difícil?

Na semana que passou o “universo” conspirou para que eu escrevesse um texto sobre amamentação. Na terça li no Blog do Bernardo, filhote lindo minha amiga Aline que nasceu a pouco mais de quinze dias, algumas inquietações postadas por ela sobre as dificuldades do início da amamentação, no dia seguinte recebi via twitter uma notícia de que a apresentadora Adriane Galisteu havia dado uma declaração dizendo que amamentar é um processo doloroso, que chegou a pensar em desistir; no dia seguinte (aí já na quinta) ouvindo o Ricardo Boechat na BandNews pela manhã escuto a seguinte notícia: “1 em cada 4 mães no Piauí declaram não saber amamentar”; na sexta recebi uma mensagem pelo grupo Parto Humanizado da Renata Fröhlich divulgando uma notícia sobre o poder protetor do leite materno. No sábado veio a decisão: preciso escrever algo no blog!!!!!

Já escrevi aqui no blog um post específico sobre amamentação (aqui), mas acho que não custa reforçar alguns pontos ...

Amamentar não é fácil. Isso é fato. É algo muito instintivo e sensorial, mas não é fácil.

Antes de mais nada é preciso que a mulher esteja confortável física e emocionalmente. A parte física geralmente tiramos de letra, mulheres são muito resistentes a dor (e em nome dos nossos filhos então nem se fala), o que pega é o emocional. Bobagens do tipo “leite é fraco” ou “pouco leite” tem um poder incrível sobre nossas mentes. Eu mesma, no auge do nervosismo por conta do peito empedrado comecei a pensar que o Teodoro não estava sendo alimentado a contento, mesmo que ele mamasse e dormisse como um anjo, bem satisfeito. Mais de uma vez meu marido e minha irmã precisaram me olhar nos olhos e dizer: “Não pira!”.

Ok, sabemos então que não é fácil, mas quando tu te descobriu grávida alguém te disse que seria fácil? Provavelmente não.

Então, olhando ao redor, para todos os desafios que você já superou, principalmente os "físicos, fisiológicos e biológicos" amamentar é muito mais uma felicidade do que uma dificuldade!!!

Apoio da família é ótimo, um pouco de "técnica" também ajuda, paciência é fundamental, persistência também. No início a gente fica um pouco sem jeito e cheia de incertezas, mas, ao fim e ao cabo, amamentar depende só de você.

Em outras palavras, as duas coisas essenciais para amamentar estão dentro de você: LEITE e AMOR. Muitas coisas podem ser ditas, muitas dicas podem ser dadas, MAS, vou insistir, somente o amor te fará superar qualquer dificuldade.

É por amor que superamos os desafios diários de ser mãe, é por amor que acordamos durante a madrugada só pra ver se o pitoco tá respirando, é por amor que nos aventuramos a pilotar a "Nave Mãe".

Então, depois de muito refletir sobre o tema penso que a única dica que posso dar para as mamães que estão tendo dificuldades para amamentar é: respire fundo, olhe para a carinha do seu pitoco e repita o mantra “Eu te amo” quantas vezes sejam necessárias para que a calma se restabeleça na sua mente. Experimente a calma e a serenidade que só o amor é capaz de te dar e amamente sem pressa. Você e seu filhote só têm a ganhar com isso.

Nenhum comentário: