segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1 ano e 7 meses: FALANDO LOUCAMENTE!

Gente,

Algo dentro de mim sempre me disse que teria um filho tagarela, mas o Teodoro está superando as expectativas!! Ele fala TU-DO! E a cada dia melhora a pronúncia das palavras e constrói frases mais elaboradas.

Há umas duas semanas ele estreou o "é meu!", era um tal de "é meu!" pra lá, "é meu!" pra cá. A melhor foi quando tive que passar a roleta do ônibus com ele (geralmente sento nos bancos da frente) e a cobradora se ofereceu pra me ajudar com as bolsas, levantei as duas bolsas, a minha e a dele e pus em cima da mesinha da cobradora, e quase no mesmo segundo ele disparou uma centena de "é meu!" intercalados com "é meu bolsa!" aos berros! kkkkkkkk Assaltantes: eu tenho um alarme infalível! kkkkk

Quem me conhece sabe, sou muito tagarela, falo pelos cotovelos, mas não é só a genética que está envolvida nesse processo. Acredito que o Teodoro esteja desenvolvendo bem as habilidades de fala graças ao estímulo. Eu converso e "narro" as coisas para o Téo desde que ele nasceu. Nossas conversas começaram no hospital, a primeira coisa que disse pra ele foi "Seja bem-vindo meu filho". Durante a licença maternidade mudamos de casa e fiquei um bom tempo as voltas com montagem de móveis e pequenos ajustes na casa nova, e adivinhem quem acompanhou tudo? Teodoro, que não só estava lá presente mamando sem parar como era "informado" de cada passo!

E antes que alguém ache que estou "exagerando" ou "forçando a barra" vou esclarecer um ponto, o meu ponto de vista: eu acredito que estímulo é apostar no potencial revolucionário que uma criança tem, na capacidade quase infinita que uma criança bem pequena tem de aprender. Meu exagero está em levar as raias da loucura o "dar atenção" ao Téo: ele nunca fica sem resposta, faço questão que cada vez que ele fala ou balbucia alguma coisa perceba que estou ouvindo e entendendo, pelo menos tentando entender. Nunca desperdiço uma chance de falar uma palavra nova pra ele, uma cor, um objeto. Mais do estimular ele a falar, acho que tenho que estimulá-lo a se comunicar. Cada loco com sua mania, essa é a minha! kkkkk

Para as mamães que estão aflitas com seus filhotes "quietinhos" eu só tenho dois conselhos: primeiro certifique-se com ao pediatra e até um fonoaudiólogo se está tudo bem clinicamente; segundo, experimente incluir a comunicação falada junto a corporal. Como assim? Se seu filho tem mais de 5 ou 6 meses tenho certeza que ele consegue "dizer" de alguma forma se quer água, mamá, comida e etc. Aproveite esses momentos e enuncie as coisas: "Você quer água? Ó, toma aqui a tua água." Em seguida muna-se de paciência faça a pergunta e espere ele/a responder, aí vale qualquer resposta, bater palmas, balançar a cabeça e dar gritinhos. O próximo passo e soletrar e pedir que ele/a repita "á-gua". Sem esquecer de comemorar quando algo parecido com isso sair da boquinha mais amada da casa. Parece simples? kkkkkkk Não é amiga, não é. Isso leva tempo e paciência. É bem mais fácil alcançar logo o copo de água... mas dizer que não é fácil não é nenhuma novidade pra você né mamãe? ;-)

Posso dizer que cansa mas é ótimo. E o melhor resultado disso não é ter um filho "inteligente", é ter um filho autônomo e seguro. Dominar a linguagem falada é um grande passo rumo a essa autonomia, é o que vai permitir que seu filhote se comunique com outras pessoas que não sejam papai e mamãe.

Outra coisa boa dessa fase do Teodoro é a "papagaice". Que pode ser para o bem e para mal...
Sou super boca-suja, então não preciso dizer pra vocês que larguei um sonoro "p*rra!" assistindo um jogo de basquete e que meu lindinho saiu repetindo pela casa todo alegre e contente....
Mas a fofura mais recente do  Teodoro é o "que amor!". Acho que ele houve isso tanto, "Que amor essa girafa!" "Que amor esse guri!" que agora ele deu pra olhar pras coisas e dizer "que amo-ê!" com a mesma entonação! Essa inda não conseguimos filmar, mas assim que der posto aqui.

Por enquanto fiquem imaginando: "Que amô-ê"

;-)


Link interessante: coletânea de dúvidas sobre fala no Babycenter Brasil

Um comentário:

Cristiano disse...

Opa, opa. Como assim "não conseguimos filmar", e esse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=dB79tycvMF8

Ah já sei, estavas guardando para outro post né, heheh.

Beijo meu toco.