terça-feira, 27 de setembro de 2011

Finalmente BPA proibido no Brasil

Antes tarde do que nunca: entrou em vigor uma resolução da ANVISA que proíbe a fabricação e importação de mamadeiras que contenham bisfenol A (BPA).

Nós, aqui em casa, já tínhamos adotado plásticos sem bisfenol em todos os utensílios do Téo (falamos aqui), mamadeiras de vidro e nada de plástico no microondas!! E algumas pessoas (umas próximas e outras nem tanto) acharam um cuidado excessivo, uma bobagem. Bueno, agora é oficial, bisfenol A está proibido também no Brasil. Foi proibida a fabricação e importação de produtos, e os fabricantes/importadores tem 90 dias para se adequar e os produtos "em estoque" podem ser comercializados até 31 de dezembro.

Porque foi proibido? Nos últimos 10 anos várias pesquisas e estudos sugerem que essa substância, mesmo em quantidades muito pequenas pode ser prejudicial a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento dos bebês e, segundo o site O tao do consumo, "simula no organismo a ação do hormônio estrogênio, podendo causar desequilíbrio no sistema endócrino. Estudos em animais mostram que a contaminação dos alimentos por bisfenol pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade." (daqui)

Parece o fim do mundo né??!! Foi por causa de informações como essa e a proibição em muitos países que aqui em casa abolimos o BPA da vida do Téo!

Mas não se desespere! A questão é que agora que tu já sabe, vamos tomar atitudes para evitar a contaminação, não fique remoendo....

O objetivo principal desse post é dar algumas dicas, principalmente porque ficaram de fora da proibição outros utensílios de plásticos usados por crianças como copos, pratos e talheres. Logo, continuarão sendo produzidos com bisfenol A...

Então o quê fazer?????

Aí vão as dicas: o bisfenol está presente nos utensílios feitos em policarbonato. Então, não deixe de ler os rótulos. Tá bom, sei que ler coisas do tipo "poliesterol de esteril da pqp" não ajuda muito, então vai a segunda dica: como identificar os rótulos!!

Primeiro temos que catar a composição do utensílio, prefira utensílios de polipropileno (PP) e polietileno (PE), se isso não estiver claro preste atenção naquele número que aparece entre as setas em triângulo, ele indica a composição: evite os números 3, 6 e 7. Assim ó:

Imagem daqui

Ás vezes no meio das setinhas tem inscrito PP ou PE, então também vale.

A Sanremo, marca mais encontrada nos "1,99" por aí divulga em seu site (aqui) que todos os seus produtos são BPA Free, o que já é um alento.

Outra questão importante: a contaminação se dá quando o plástico é aquecido, então esquente os alimentos em pratos e vidros e depois passe para o utensílio de plástico se for o caso. Em casa utilizamos pratos e potes de vidro com tampa (os populares "marinex") para as comidinhas do Téo, e adotamos o não aquecer plástico no microondas para todo mundo. Não gastamos quase nada com isso, nas Americanas, ou em qualquer bazar tu pode encontrar potes de vidro bem em conta.

Então, não custa nada prevenir!!!

;-)

ANVISA

Site muito legal sobre o assunto: O tao do consumo. Foi de onde tirei a maioria dessas dicas!

Nenhum comentário: