quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Desfralde: COMPLETO!!

Meu filhote já não é mais um bebê, agora é oficial!

Já tinha mencionado aqui que mais ou menos desde abril estamos "desfraldando" o Téo. Aqueles que não têm filho podem até pensar "Nossa, que demora!", mas eu desencanei dessas coisas de tempo, e faz tempo.

Quando temos filhos descobrimos que as coisas tem um ciclo natural, nossa vida tem um ciclo próprio. E que a saúde está, entre outras coisas, em saber respeitar esses ciclos. Ainda no final do verão passado começamos a explicar para o Téo que o lugar de fazer xixi e cocô era no vaso, nunca impedimos ele de entrar no banheiro enquanto nós mesmo estávamos fazendo (no meu caso, especificamente, não faço nada "sozinha" desde que ele nasceu), e assim ele foi se aproximando do tema. Uma vez ou outra até perguntei: "Quer fazer xixi no vaso?" A resposta dele sempre foi não. E eu nunca insisti, de verdade.

Quando ele se interessou fizemos festa e tudo, mas sem exageros. Ele não precisa ganhar um presente por isso, faz parte do amadurecimento, ele tem que ser encorajado, não recompensado. Quando ele passou a não usar mais fraldas na escola também teve parabéns e comemoração, no mesmo sentido, e aí sim passei a perguntar mais vezes se ele não topava usar o vaso em casa também.

E a caminhada se seguiu. Na semana passada ele pediu, ele mesmo com suas palavras, pra dormir sem fraldinha: "Mamãe quero dormir de quéca [cueca]." Fiquei surpresa, disfarcei e concordei: "Certo, tu já é mocinho mesmo, não é?!". O fato é que faz meses que ele acorda com a fraldas sequinha. Seguia vestindo as fraldas nele para ir e voltar da escola, afinal é um caminho longo e ficava sempre preocupada em não ter um banheiro limpo no trajeto.

Mas, mais uma vez, as coisas correm naturalmente, e de dormir sem fraldas ao excluir completamente as fraldas da rotina foi um pulo!

Neste final de semana fizemos o teste final, fomos pra Osório e ele ficou o findi todo sem fraldas. Nenhum vazamento foi registrado e tudo correu as mil maravilhas! Na segunda banquei a ousada e propus pra ele: "Quem sabe hoje tu vai sem fraldinhas pra escola?", ele me respondeu confiante: "Shim, eu sou mocinho mamãe!". E lá fomos nós!

Ontem, nem mandei fraldas para a escola, a Prof. Isís nem estranhou e me entregou o tal "mocinho de cuecas". E ciclo se completou: ida e volta da escola sem fraldas, nenhum vazamento e a cara de felicidade do tal mocinho!!

E fica a dica para as mamães de primeira viagem: não vale a pena acelerar, tudo tem seu tempo!

2 comentários:

Nine disse...

Que fofo! Parabéns por esta conquista tão importante! Com a Ísis ainda mantemos a fralda noturna, que já começa a amanhecer seca mais vezes do que molhada e ela está desfraldada durante o dia desde março. Vc tem toda razão, cada coisa tem seu tempo certo e é estresse garantido querer acelerar os acontecimentos!
Beijos,
Nine

Sherol disse...

Obrigada Nine!
Uma das coisas que aprendemos com a maternidade é ter paciência!
Beijos pra ti e para os filhotes!