quarta-feira, 26 de maio de 2010

Frio ou calor?

Mais um desafio na vida de mãe: seu bebê tá com frio?

Nessa semana notei que o Téozinho maio resfriado, além do nariz meio entupido (continuo a limpar com rinosoro) ele anda tossindo, uma “tosse de cachorro” como se diz. Como isso aconteceu? Não sei bem mas tenho uma teoria. É quase impossível saber se ele tá bem agasalhado, o Téo sua com facilidade (igualzinho ao pai dele!) e se irrita com isso, ou seja, por várias vezes eu pus uma roupinha mais quente nele e tive que tirar depois dos protestos, o que acaba expondo ele a uma mudança brusca na temperatura.

Minha estratégia tem sido usar sempre calça e camiseta tipo pijama som um tip-top por cima, tudo de algodão, sem muita lã ou similares, e o cobertor de soft. Assim faço uma base quente e posso acrescentar um casaco ou pantufa ao longo do dia sem expor ele a quedas bruscas na temperatura.

Mas será que tem algum jeito da gente ter certeza que acertou? Bueno... se guiar pela temperatura das mães está fora de questão, pois elas são sempre mais frias do que o restante do corpo (isso vale para todos os bebês) por estarem mais expostas e serem extremidade, eu faço a “prova real” pondo a mão na barriga dele, digamos que no centro do corpo. Algumas pessoa indicam a parte de trás do pescoço. Outra dica recorrente é usar no bebê sempre “uma roupa a mais” do que tu mesmo está usando, por ex., se tu tá confortável com uma calca e camiseta maga curta o bebê veste calça mais quentinha e camiseta de manga comprida.

O pescoço acho até que pode funcionar, o princípio é o mesmo da barriga, já a segunda dica acho mais complicada, eu por exemplo sou super friorenta, to sempre mais agasalhada do que o restante da população, será que posso servir de parâmetro? Um pouco nessa onda acho que acabei sufocando meu pequeno ‘bebê tocha” kakakakak

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca me falou sobre isto.

Sherol disse...

Quem fala? Como saberei se deveria ter falado sobre isso ou não com vossa pessoa? ;)