quinta-feira, 5 de agosto de 2010

6ª consulta ao Pediatra!!

Ontem (04/08) fomos ao consultório do MD Ruy para mais uma consulta de rotina. O Teodoro está muito bem, pesando 7,260kg e medindo 66cm! Um alívio para esse meu coraçãozinho de mãe-que-voltou-ao-trabalho!

Como já comentei aqui, a volta ao trabalho é sempre algo complicado, principalmente por conta da amamentação. O Teodoro fez 5 meses e continua se alimentando exclusivamente de leite materno, o Nan só entra em dias que a quantidade de leite que consigo deixar não é suficiente para a aplacar a fome do guri; o bom é que a quantidade de complemento tem sido cada vez menor pois consegui com o dono da lancheria aqui do trabalho que ele guardasse no freezer o leite que tiro no meio do dia (na semana que passou, p. ex, ele não tomou nenhuma gota).

Conversando sobre isso com o MD Ruy no consultório, ele disse que são poucas as mães que fazem isso: se esforçam para que o seus filhos mantenham a amamentação até os 6 meses mesmo trabalhando. Comentou (e lamentou) que na sua vivência de atendimento em posto de saúde muitas mães por conta da volta ao trabalho acabam desmamando seus filhotes as vezes com menos de 4 meses, principalmente aquelas que trabalham como autônomas (sem carteira assinada), e por serem filhos de famílias mais pobres acabam usando leite de vaca comum na substituição, o que aumenta a anemia das crianças e etc. É uma pena isso. É claro que em algumas famílias o leite materno acaba sendo a melhor opção por ser a única, mas é triste pensar que tem gente que precisa desmamar os pimpolhos tão cedo....

Como estamos vivendo a Semana Mundial de Amamentação recebi hoje por e-mail uma notícia correlata que me causou espanto, pra não dizer repúdio: tem gente que OPTA por desmamar cedo. A notícia em questão (aqui) se referia a uma declaração da top-das-tops Gisele Bündchen, que numa entrevista teria defendido uma “lei mundial” que obrigasse as mães a amamentar seus filhos por 6 meses, e fez isso provocada por uma declaração de uma tal de Denise Van Outen, “estrela de TV” americana, que felizmente é uma ilustre ninguém pra mim, que disse ter desistido de amamentar sua filha de menos de um mês de vida para não ser flagrada pelos papparazzi. "Eu deveria ter insistido mais do que 3 semanas, mas não posso ficar sentada no Starbucks dando de mamar, porque os fotógrafos estão tirando fotos". Sim, Egocêntrica, deveria ter no mínimo multiplicado esse tempo por 8!! PELO AMOR
DE DEUS!!! COMO TEM GENTE SEM NOÇÃO NESSE MUNDO!

Sei que existem “N” motivos para desmamar um bebê tão pequenino, mas simplesmente não tolero a DESCULPA ESFARRAPADA E EGOÍSTA!!! Chego a ter náuseas. Uma criatura que usa desculpas como essa ou “vai deixar meu peito caído”, “dá muito trabalho”, entre outras, deveria nascer estéril!!!

Olha gente, desde que voltei a trabalhar tenho ouvido de diferentes pessoas e de diferentes formas (diretamente ou surpreendidas pelo fato) o quanto eu sou “exceção” em manter a amamentação exclusiva depois da volta ao trabalho. Sinceramente nunca me senti fazendo algo “extraordinário”, pra mim a equação é bastante simples: o melhor para o Teodoro é mamar até os 6 meses + eu tenho leite = amamentação exclusiva até os 6 meses.

Não posso dizer que isso é uma coisa fácil, mas ser mãe nunca é nem nunca será uma coisa fácil. Mas foi uma escolha que eu fiz, e depois de ser mãe tenho que ter claro que TODAS as minhas escolhas, por menores que sejam, influenciam diretamente a vida de outro ser humano: o Teodoro. Por isso eu acordo com 3h de antecedência todos os dias para poder tirar leite pra deixar pra ele, carrego a bomba tira leite e pedi espaço no freezer da lancheria, adiei a volta as atividades físicas até que os horários das mamadas me permitam, optamos por ter uma babá e não levá-lo para a escolinha. Enfim, não me acho uma super mãe por fazer minha obrigação, e lamento que essa atitude tão básica seja tão rara entre as mamães....

No próximo mês o Téo já vai começar a comer umas frutinhas e mesmo assim seguiremos com a amamentação (com a vantagem de que o NAN vai cair fora definitivamente). Amamentar é mais do que a forma mais saudável de alimentar meu filho, É UM ATO DE AMOR!!!!


Olha essa carinha de satisfeito!! Não tem preço!!!!

Nenhum comentário: