sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Batizado do Téo!!!

No domingo passado (15/08) fizemos em nossa casa uma pequena cerimônia de batizado para o Teodoro. Aqueles que nos conhecem sabem que apesar de acreditarmos em Deus não nos filiamos a nenhuma religião, dessa forma, preferimos contar com a presença daqueles que amamos para abençoar nosso pimpolho.

(Antes de maiores constrangimentos devo explicar que muitas pessoas que amamos ficaram de fora da festa, mas pura e simplesmente por falta de espaço!!!)

Algumas pessoas nos questionaram sobre o porquê de não fazer o batismo "tradicional", na igreja Católica, argumentando que todo mundo faz assim, mesmo aqueles que não praticam a religião. Nossa resposta, como sempre, é bastante simples: respeito. Respeitamos a igreja Católica da mesma forma como respeitamos as demais religiões, e se não fazemos parte da comunidade católica, exercendo a religião dentro do que ela diz, não iremos até o templo "alheio" fazer teatro.

Eu, particularmente, me sentiria faltando com o respeito não só a instituição, mas com as pessoas que acreditam, frequentam e seguem os princípios e dogmas dela, subindo num altar e seguindo um ritual que não é "meu". Se fosse seguir a lógica de que "tudo bem, pode batizar que não dá nada" deveríamos fazê-lo na Igreja Universal, Quadrangular, Retangular, Oval e tantas outras.... Eu respeito a fé alheia, e só peço em troca o respeito a minha.

Como de praxe o Cris caprichou no rango e fez uma feijoada daquelas!!! Seguem as fotos do evento e também a mensagem que lemos para os presentes!!

"Bom dia a todos.

Gostaríamos primeiramente de agradecer a presença de cada um de vocês nessa manhã de domingo, para dar as boas vindas ao nosso amado filho. Obrigado.

O batizado é um ritual que, em todas as religiões, marca a entrada de um novo membro na comunidade, apresentando-o e pedindo proteção a Deus, geralmente nos seus templos religiosos. Nós acreditamos que quando nos propomos a batizar uma criança, estamos derramando sobre ela nossas bênçãos. Deus mora em cada um de nós e dessa forma todos somos templos e temos como altar, nossos corações. E são desses altares que enviamos nesse momento, as bênçãos para nosso pequeno Teodoro.

Acreditamos que a maior religião que possa existir é o amor, pois todo o amor, todo o ato de amar é divino e é do amor entre as pessoas que nasce a fé e a esperança de um mundo melhor.

Por isso, reunimos aqui as pessoas que amamos para abençoar, conhecer e acolher nosso pequeno Teodoro, pedindo a Deus sabedoria para que possamos criá-lo da melhor maneira possível, e principalmente para que cada um de nós, dos nossos altares, enviemos a ele nossa mais pura energia de amor e carinho.

A criança nasce pura, sem o conhecimento desse mundo que pode ser benevolente e cruel ao mesmo tempo e cabe principalmente a nós pais, criá-lo dando-lhe uma orientação do que acreditamos ser o correto, justo e sadio. A família, os amigos e principalmente aos padrinhos, que são também pais do Teodoro, esperamos que possam acolhê-lo da melhor forma possível, cuidando, educando e intercedendo por ele se nós, pais de sangue, por algum motivo não o pudermos mais fazer ou estivermos desatentos.

E como nosso objetivo é apresentá-lo a todos, salientamos aqui que o Teodoro é uma criança que veio ao mundo dócil e tranqüila, e em pouquíssimo tempo já trouxe muito amor a nossa casa. São características principais dele o bom humor matinal, acordando sempre com um sorriso de derreter corações, herdado da mamãe e um certo apreço pela “colação de bochechas”, por ser dengoso e gostar de um chamego como o papai. Além disso, o Teodoro é uma criança esperta, curiosa, linda, e graças a Deus, cercada de amor.

Gostaríamos de apresentar também aqueles que escolhemos para dividir conosco a alegria de acompanhar e guiar o crescimento do Teodoro, os padrinhos. A Claudia e o Eduardo, a Desirée e o Rick. Pedindo a eles que digam algumas palavras.

Reunimos aqui hoje, pessoas de diferentes religiões, e gostaríamos nesse próximo minuto de pedir, que cada um, independente da sua crença, em seu altar pessoal, fizesse uma oração.

Agradecemos novamente a presença de todos."

Nenhum comentário: