Conforme prometido vou relatar aqui como foi a busca da escolinha perfeita para o Teodoro!
Como já havia mencionado
aqui optamos por deixar o Téo em casa com uma babá por determinado tempo e depois ele iria pra a escolinha, por isso em novembro iniciamos a busca por uma. Combinamos com a Michele que ela ficaria conosco até dezembro, marquei minhas férias para janeiro, no intuito de curtir um pouco com meu filhote mas também para fazer a adaptação com ele na escola escolhida.
Começamos a busca com uma lista de 17 escolas, todas em Canoas, onde moramos (apesar de trabalhar em Porto Alegre começamos por Canoas por que descobri que as escolas lá são bem mais baratas que em POA).
Primeiro passo: contato por telefone.
Com a lista em mãos, liguei para as escolas e fiz 2 perguntas básicas: horário e preço. O preço é importante por motivos óbvios, e precisamos de uma escola que abra bem cedo, pois saímos de casa antes das 7h da matina.
Segundo passo: visita.
Da primeira lista de 17, selecionamos 8 escolas para visitar. Mas o que fazer na visita?
Com a ajuda de um artigo publicado no
BabyCenter elaboramos um mini-questionário de avaliação:
1) Horário de funcionamento: qual é, e como são cobradas horas-extras (atrasos).
2) Limpeza: aspectos gerais, quem faz a limpeza (não deve ser a mesma pessoa que faz a comida), onde fica o trocador, tem pia próximo a sala para a higiene das mãos.
3) Alimentação: horários, cardápio (quem elabora), quem faz a comida, ver a cozinha e onde são feitas as refeições.
4) Cuidadores: quantos são (o ideal, no caso de berçário, são no máximo 4 bebês/cuidador), formação/treinamento, são exclusivos do berçário, seguem rotina.
5) Atividades: quais atividades e rotina do berçário.
6) procedimento em caso de doença (remédios e etc) e acidentes.
7) Comunicação com os pais: agenda, e-mail, telefone.
8) Segurança: rampas, portas, escadas, área externa, portão, tomadas.
9) Adaptação: como deve ser feita.
10) Taxas e outras despesas.
Essa lista não está em ordem de importância, e alguns itens deveriam ser mais observados do que "perguntados". Para que não esquecêssemos de nada fizemos uma ficha para cada escola e fomos anotando as impressões de cada item da lista.
Por motivos éticos, não vou mencionar aqui o que observei em cada escola. No fim deste post vou relacionar todas que visitamos e se alguém quizer mais detalhes pode até me pedir por e-mail, mas não acho justo publicar minhas impressões sem que as escolas tenham consentido. Além do mais essa avaliação é muito pessoal, o que pode parecer um absurdo pra mim para outra pessoal é normal;-)
Para dar conta de ver tantas escolas tirei um dia de folga. A ideia era irmos os dois juntos, mas não tivemos como conciliar. Então decidimos que eu visitaria o máximo possível e descartaria algumas, e o Cris só iria nas "finalistas".
Feito isso, tu acha que acabou? Não...
A louca aqui encasquetou de procurar algumas em POA ... Por um motivo bem simples: trânsito! Acho horrível ver uma criança esperando pra ser buscada na porta da escola, e com o já cotidiano engarrafamento na BR-116 não seria difícil o Cris chegar tarde pra pegar o Téo...
Fiz mais uma lista, aí usando o critério geográfico: listei escolinhas próximas ao meu trabalho e do Cris (aliás nós trabalhamos perto um do outro) e liguei com as mesmas duas perguntas. Em POA foi mais difícil concicliar escola próxima x escola barata, mas encontrei duas que me pareceram excelentes. E dessa vez conseguimos ir os dois juntos avaliar.
Terceiro passo: chegando a um consenso.
Depois de todo esse processo não foi fácil escolher a escolinha. Como diz o título desse post, estávamos procurando a escola perfeita para o Téo, então além dos critérios mencionados acima tínhamos sempre em mente que a escola tinha que estar sintonizada com o que pensamos ser o melhor em termos de educação para ele.
Ficamos divididos entre duas, uma em Canoas e outra em POA. E no final pesou bastante o critério "trânsito", e também o fato de termos encontrado uma escola que tem uma proposta pedagógica ligada a sustentabilidade. Juntando isso ficamos com a Minha Escola Educação Sustentável!!!
Hoje foi o primeiro dia do Téo lá, mas isso é assunto para outro post ;-)
Escolas que visitamos em Canoas
Escola de Educação Infantil Trem da Alegria - bairro Fátima.
Centro Educacional Recreativo Primeiros Passos - bairro N. S. das Graças.
Centro de Educação Infantil Anjinhos da Guarda - bairro Estância Velha.
Escola de Educação Infantil Disneymania - bairro Vila Fernandes.
Centro de Desenvolvimento Infantil Sonho de Criança - bairro N. S. das Graças
Escolas que visitamos em Porto Alegre: