terça-feira, 15 de junho de 2010

Creche ou babá?

Creche ou babá?

Tudo que é bom dura pouco, por isso, já está no fim minha licença maternidade!

E com ele vem a dúvida: babá ou creche???

Sempre fui partidária da creche, ou melhor, escolinha ;-) mas iremos optar num primeiro momento pela babá. Será que já estou "amolecendo"? Abrindo mão dos meus "princípios"? Não e não, mas pesou nessa decisão alguns itens:

* amamentação: não abrimos mão da amamentação exclusiva até os 6 meses, e maioria das escolinhas não dão leite materno. Algo parcialmente compreensível porque não pode ser aquecido no microondas... Em casa poderei deixar o leite congelado e a babá poderá esquentar em banho-maria tranqüilamente.

* inverno! Trabalhamos em Porto Alegre e moramos em Canoas, teríamos que tirar o pimpolho do quentinho às 6 da madruga em pleno inverno gaúcho!!! Só que já amanheceu com o termômetro marcando 5°C sabe do que estou falando...

* indicação de uma pessoa de confiança. Ponto crucial!

Eu li (como sempre) um milhão de opiniões a esse respeito, inclusive um dos livros que já indicamos aqui (Criando meninos) indica que os guris deveriam ir pra escolinha somente aos 3 anos. Todas essas leituras e opiniões das mais diversas só me fizeram ter mais certeza de uma coisa: avaliar com o coração é a melhor opção!

No nosso caso, a combinação dos dois, digamos, “métodos” nos pareceu mais eficaz. (E uso a terceira pessoa sem medo de ser feliz: é uma decisão nossa mesmo, minha e do Cris, refletida em duas cabeças, o que me deixa cheia de orgulho da minha parca, mas existente, "maturidade" kakakaka). Contrataremos uma babá por tempo determinado, até que o Teodoro esteja mais velho e “fortalecido” em termos imunológicos. Pretendo tirar férias em janeiro, o plano é que a babá fique conosco até dezembro e depois das minhas férias o Téo já vá para uma escolinha. ele vai estar com 10 para 11 meses, provavelmente engatinhando e se alimentando com um cardápio mais variado.

No último sábado (11/06) entrevistamos uma guria indicada pela babá que cuida dos filhos da minha cunhada Cláudia. Ela se chama Michele e nos pareceu boa pessoa, tem experiência em cuidar de crianças, trabalhou em uma escolinha (daí a indicação) e numa casa. Combinamos com ela que deveria apenas cuidar do Téo e das coisas dele (roupa, quarto e etc) sem incluir o serviço da casa, até dezembro. E ela começa amanhã para que possamos fazer uma adaptação, pois eu só volto a trabalhar no dia 30. Serão pouco mais de 10 dias em que eu vou poder conhecer melhor a Michele e o Teodoro também ;-)

Respondendo, então, a pergunta que intitula esse post: Creche ou babá? OS DOIS!

No nosso caso foi a solução que nos pareceu mais adequada, e acredito que deva ser assim sempre: cada família decide o que fica melhor para si!

Na semana que vem conto como foi!

Nenhum comentário: