sexta-feira, 24 de junho de 2011

Para o bebê, o melhor leite é o da mãe!! [Postagem coletiva]

Hoje é dia Internacional do Leite, e fui convidada via Facebook para a postagem coletiva "Para o bebê, o melhor leite é o da mãe". (mais aqui)

"A ideia é disseminar a informação de que o leite materno é o melhor para o bebê. O leite artificial deve ser utilizado apenas quando não há possibilidade real de amamentação, quando a mãe encontra alguma dificuldade fisiológica para amamentar ou em casos específicos. Dar o leite artificial ou o leite de vaca no lugar do leite materno quando a mãe tem condições de amamentar não traz benefício algum"

Passei o dia todo pensando no que poderia escrever, já escrevi algumas vezes sobre amamentação aqui no blog, então tá difícil pensar num "texto inédito". Então pensei em fazer o óbvio: listar os benefícios que encontrei no leite materno. Mas aí a ideia pifou... eu na verdade só encontro dois grandes benefícios: o Teodoro dificilmente fica doente e é uma criança tranquila.

Eu acredito que essas duas "características" do Téo se devem ao aleitamento materno. No primeiro caso há o reforço do sistema imunológico. O Teodoro teve uma bronqueolite perto do sexto mês, resultado do contato com o vírus da gripe. E só. No máximo rola um "nariz escorrendo" quando esfria, mas isso é resposta do corpo, nem conto como doença. No segundo caso acho que o contato e o vínculo estabelecido no ato de amamentar são responsáveis pelo Teodoro se sentir seguro, e segurança traz tranquilidade (em qualquer idade, diga-se de passagem).

Enfim, caiu na mesma. Se eu pudesse dar apenas um conselho a uma mãe de primeira viagem seria: amamente. Muito, sempre e por quanto tempo o teu filho quiser.

Pra encerrar esse post meio sem noção vou citar um post que fiz aqui, entitulado "Amamentar é difícil?" que escrevi num momento mais inspirado do que esse...


"[...] as duas coisas essenciais para amamentar estão dentro de você: LEITE e AMOR. Muitas coisas podem ser ditas, muitas dicas podem ser dadas, MAS, vou insistir, somente o amor te fará superar qualquer dificuldade.

É por amor que superamos os desafios diários de ser mãe, é por amor que acordamos durante a madrugada só pra ver se o pitoco tá respirando, é por amor que nos aventuramos a pilotar a "Nave Mãe".

Então, depois de muito refletir sobre o tema penso que a única dica que posso dar para as mamães que estão tendo dificuldades para amamentar é: respire fundo, olhe para a carinha do seu pitoco e repita o mantra “Eu te amo” quantas vezes sejam necessárias para que a calma se restabeleça na sua mente. Experimente a calma e a serenidade que só o amor é capaz de te dar e amamente sem pressa. Você e seu filhote só têm a ganhar com isso.
"

Nenhum comentário: