quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pequeno complemento ao dia dos avós

Minha homenagem atrasada (ou melhor, mega atrasada) ao dia dos avós que passou em 26/07.

Antes, um pequeno relato de quem são essas pessoas tão maravilhosas. Como a Sherol já comentou com toda a propriedade, minha sogra, Marta Janete (pronuncia-se Marta Djanet ;o)), é escorpiana (e creio que isso basta como definição). Ok, ok. Minha sogra é faca na bota! (Hummm, tô achando que isso está longe de uma boa descrição, vou me esforçar mais...). A vovó do Téo por parte de mãe, como toda escorpiana, é uma mulher forte, que nem de longe faz o estilo "mulherzinha". Pelo contrário, pode-se dizer que assim como a filha, tem o poder de mover montanhas, sem nunca deixar de ser a pessoa mais amável do mundo (óóó, tô no caminho certo hein sogrona?!). Deixando a puxação de saco no blog do guri de lado, é uma pessoa que mudou absolutamente minha concepção do que o termo "sogra" representa, e olha que nunca fui uma pessoa de difícil convivência. Como já disse diversas vezes, é uma irmã mais velha, que construiu comigo uma relação durante esses sete anos, de dar inveja a muito genro e nora por aí. Te amo Beth Carvalho (ó o abuso ;o)).

O vovô do Téo, o pai da Sherol, Hércio Luís, que compartilha comigo a delícia e a desgraça que é ser pisciano, e o "vôdrasto" do Téo, Dirlei, são dois vovôs que merecem também meus parabéns. Não só pelo dia dos avós, mas pela ombridade, e pela grandeza que sempre demonstram, fazendo com que o círculo familiar se mantenha harmônico, em função do bem estar dos filhos e netos. Não sei se teria tamanha grandeza de espírito e faço questão que o Téo aprenda com eles.

Quanto aos avós paternos, bem, meus pais não eram do tipo que deitavam no chão para brincar com os filhos, e tampouco fazem isso hoje em dia com os 8 netos. O que não os desqualifica como pais e avós perfeitos.
Minha mãe é daquelas que me olha e sabe quantos espirros eu dei no dia, se bebi, se almocei, se topei o dedão do pé na mesa ou se estou mentindo. Já estou com 33 anos e tenho um filho de 1 ano e meio, mas ela jamais perde a oportunidade de me avisar se estou com a camisa manchada ou unhas dos pés mau cortadas ;o) Nunca, jamais leva desaforo pra casa, e creio ter sido dela que herdei esse gênio "meigo" e essa habilidade de sempre contra-atacar ;o) Habilidade que para alguns incomoda, mas que me é muito útil. Costumo dizer que não precisei servir a nenhuma instituição militar, pois o General estava lá em casa e atendia pelo nome de "mãe" hehehe. Mas que bom que foi assim. Sempre que vejo essa gurizadinha nova se perdendo, seja no mundo das drogas, seja nas atitudes inconsequentes, logo me vem à cabeça que faltou uma dona Zilá na vida do sujeito. E é claro, como era de se esperar, meu amor por ela é muito grande justamente por ela ter sido dessa maneira. Mãe que se importa contigo, é justamente aquela que te diz não, que te educa, que te mostra certo e errado. Mãe absolutamente permissiva está passando qual mensagem pro seu filho? De certa forma chega a ser cruel, pois o mundo não te dá tudo e não te diz "sim" sempre. Obrigado mãe e parabéns pelo teu dia. 

Já meu pai é daqueles caras que compreendem a vida como ninguém. Fica na dele, não é de muitas amizades, é bem humorado mas não é de muitos sorrisos. Entretanto é sempre o primeiro a chegar para dar uma mão, quando os problemas acontecem. Não que eu o solicite muito, mas ele simplesmente não consegue evitar. Meu pai é cara que fica só ouvindo a conversa e quando tu menos espera ele larga uma que te faz rir o dia inteiro. Enfim, se eu conseguir ser pro Téo, 1/10 do que ele é pra mim, o Téo já está no lucro. Me lembro que numa das 4.674.674 crises adolescentes, nem lembro se por alguma namoradinha ou se por um objetivo não alcançado, mas que também não vem ao caso, ele com aquela parcimônia de sempre, me larga uma que jamais vou esquecer: "Tu pode procurar o quanto tu quiser aí fora. Ninguém nesse mundo te ama mais do que eu". Caraca, Bingo!  Meu pai deu uma de Luís Fernando Veríssimo (que na minha opinião é o cara que resume tudo o que você gostaria de dizer mas nunca soube como) e me deu de bandeja um dos enigmas da existência. Amor de pai e mãe, é maior que tudo. Essa é a essência. Obrigado pai e parabéns pelo teu dia.

Enfim, essa é minha homenagem ao dia dos avós. Para pessoas que viviam em épocas difíceis, que  foram e que continuam sendo guerreiros, que apostaram as fichas em nós, nos dando a oportunidade de crescermos valorizando mais o "ser" do que o "ter". Dizem que avô e avó mais "deseduca" (se é que essa palavra existe) do que educa, mas esse é o objetivo mesmo. Curtam os netos de vocês, e deixa que o resto, eu e a Sherol damos conta. Parabéns "fofôs" e fofós".

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conversas no Ônibus

Começo esse post com um pequeno desabafo e se você não é muito de ouvir lamúrias, por favor, pule para o segundo parágrafo. Ok, ok, pule para o terceiro ;o) 

Prometi a mim mesmo que jamais usaria o artifício "tempo" para não escrever no blog do Téo, mas uma Pós Graduação (graças a Deus já finalizada), um segundo emprego dando aulas a noite e uma "troca de sistema" na empresa me calaram a boca com louvor: "Não prometa o que não possa cumprir baby". Para meu consolo, a atenção que me falta ao blog não me falta presencialmente, logo me julgo e me absolvo da acusação de "me esconder atrás da falta de tempo" a qual estamos todos subjugados e toco a bola para a frente num novo post. Isso é claro, sem esquecer que a Sherol têm mantido esse blog muito bem sem mim. Desabafo feito, eis o post.

Estávamos eu e o Téo voltando para casa depois de um dia estafante para ambos (eu no trabalho, ele após um níver na escolinha). Sentei no banco do ônibus e agradeci o frio enlouquecedor de Porto Alegre, pois pude ir mega-abraçado no Téo por boa parte do caminho sem ter os olhares de "PAI BABÃO PRESENTE" me perseguindo, apesar de ser definitivamente fã do meu filho (ok, ok, vou ejetar o pai babão, pelo menos até o final deste post). Enfim, estávamos aconchegados e o Téo já se apresentando à Morfeu para o soninho costumeiro da viagem de 40 min e muito bem agasalhado. Tão bem agasalhado que o papai, atento que só, não percebia que já na metade do caminho o coitadinho já estava com o cabelo molhado de tanto suar a testa :o)

Mas por que o título do post é "Conversas no ônibus"? Pois bem, a moça que estava sentada ao meu lado, e que, diga-se de passagem, foi muito gentil ao permitir  que eu e o Téo "nos acomodássemos" confortavelmente naquele banco estreito, ficando ela praticamente sentada com "meia bunda" ;o), vira pra mim e dispara:
- "Posso te fazer uma pergunta?"
Eu: - "Claro", mas já ligando o "Sensor aranha" pois o que tem de louco nesse mundo né, vai saber?!
Ela: "Será que ele não está com calor?"
Olho para o Téo e me apavoro, primeiro com o suor dele e depois com minha patetice, hehehe (desculpa filho, sei que você vai ler isso um dia). Removo o casaco do guri e agradeço com aquela expressão envergonhada  tentando salvar minha reputação de bom pai. A moça, percebendo meu constrangimento e, me dando a oportunidade de me redimir frente a mim mesmo me pergunta?
- "E aí, como é ser pai?"
Oh-oh, grande erro moça. Palestrei os 20 minutos restantes heheheh. Comecei em "No início era uma escuridão e então fez-se a luz", e acabei no dia da festa da escolinha. Ok, brincadeirinha, é claro que procurei não ser um completo chato de galochas, pois as vezes pais babões tem essa mania. A questão é que notei nela nitidamente a vontade de ter filhos, mas não pude perceber se o que faltava era a coragem, um bom parceiro, enfim, parecia que a indecisão lhe corroía os pensamentos. Sem contar que posso ter sido um agravante pois ela certamente deve ter pensado "Já pensou ter filho com um cara desses que sequer nota o filho virando suco no próprio colo!?" ;o)

Enfim, esse post é só para dizer em caixa alta: NÃO TENHAM MEDO. ENTRE CASAR E COMPRAR A BICICLETA: CASEM ;o) E TENHAM FILHOS, COMO DIRIA O CIDADE NEGRA, "FILHOS FEITOS DE AMOR". O Téo foi a coisa mais maravilhosa que me aconteceu na vida, e posso dizer, sem medo de errar, que também o foi na vida da Sherol. É claro que criar filhos têm suas complicações, mas todas transponíveis com dedicação e paciência. Ele definitivamente não sabe o que "bem material" significa, mas com certeza sabe exatamente o que significa "amor" e isso é tudo o que você precisará. É claro que precisa ser uma decisão muito bem pensada, só não pense a vida toda. Também não caia na besteira de achar que o seu amor pelos seus filhos é só o que interessa e ame a si mesmo também. Isso lhe permitirá dizer os nãos que a vida dele(a) lhe exigirá.
 
Ah e quanto aos pais babões "desligados" (e se você abrir o dicionário no verbete "desligado" encontrará uma foto minha com cara de cachorro pidão), não se preocupem, eles entram logo na linha e mais ajudam no que atrapalham na criação dos filhos (pelo menos eu acho hehehe). Então fica a dica, se quiser puxar papo comigo no ônibus fique a vontade. Só esteja preparado para esse discurso, pois meu amor por esse guri simplesmente não tem fim.


Eu e o Téo no bus.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cine Paterna!!!


Recebemos na semana passada da Cristina Araújo da In Press Comunicação uma sugestão muito boa para o Dia dos Pais: uma edição do "Cine Paterna" em Porto Alegre!!

Eu já conhecia o projeto CineMaterna, não consegui ir a nenhuma sessão, mas acho muito legal a iniciativa. Talvez se eu tivesse conhecido durante a licença-maternidade teria participado mais, acho que nesse momento é fundamental recém-mãe sair de casa e ver o mundo, ficando tão absorvidas pela cria que vestir algo que não seja pijama e chinelo já é uma verdadeira revolução! Quero ver se me organizo pra ir com o Téo num sábado. Saiba mais aqui.

Agora em agosto a Fisher-Price (marca dos brinquedos fofos!) vai promover junto com a ONG CineMaterna sessões gratuitas de cinema na véspera do dia dos Pais, quer programa mais delicioso pra comemorar a data???

A votação para escolha do filme que já é de praxe na ONG encerrou no domingo (07), mas ainda não consta no site o filme escolhido para Porto Alegre, sabemos que será no Cinemark do Bourbon da Ipiranga (gosto de lá, o acesso é tranquilo e o estacionamento é grátis!)

Abaixo transcrevo as informações enviadas pela Cristina:


Fisher-Price promove sessões gratuitas de cinema para os papais

Realizado pela ONG CineMaterna, o evento acontece simultaneamente em onze cidades brasileiras e tem co-patrocinio da Natura Mamãe e Bebê
Pelo segundo ano consecutivo, a Fisher-Price promove sessões gratuitas de cinema para os papais acompanhados de seus bebês de até 18 meses. O evento CinePaterna by Fisher-Price, ação da ONG CineMaterna, promete levar entretenimento e diversão para São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife, Brasília, Campinas e Santos no próximo sábado (13), véspera do Dia dos Pais. Eles terão direito de levar um acompanhante.
Os filmes serão selecionados pelo próprio público por meio de uma votação, entre hoje e domingo (07), no site www.cinematerna.org.br. “Além de escolher o filme, os papais reunirão a família e terão momentos de interação com o bebê em espaços aconchegantes. Não tinha como a marca ficar de fora desse momento tão especial”, afirma Camila Nogueira, gerente de Fisher-Price.
Para assegurar que os grandes lançamentos da telona serão assistidos com muito conforto, as sessões contam com alguns diferenciais, como som reduzido, luzes pouco acesas, trocadores na sala, ar condicionado ameno e muitos brinquedinhos Fisher-Price.


Como funciona?
Os ingressos para a sessão serão distribuídos no dia por ordem de chegada para o pai que for ao cinema com o seu bebê de até 18 meses e um acompanhante. O pai deve estar munido da certidão de nascimento do bebê. Os ingressos são limitados e sujeitos a lotação das salas.

Quem precisa comprar ingresso?
Além de os bebês de até 18 meses, os papais têm direito a levar um acompanhante. No caso de pessoas extras, haverá a necessidade da compra do ingresso no guichê do próprio cinema. 

Serviço
CinePaterna by Fisher-Price
Data: 13 de agosto (sábado)
Local: São Paulo (Market Place e Anália Franco**); Campinas (Iguatemi); Santos (Praiamar); Rio de Janeiro (Downtown); Porto Alegre (Bourbon Ipiranga); Florianópolis (Floripa Shopping); Curitiba (Mueller); Brasília (Iguatemi); Salvador (Salvador Shopping); Recife (Shopping Recife**); Vitória (Shopping Vitória)
** Rede UCI
Horário: às 10h30 para as salas UCI e, às 11h, para as salas Cinemark.
Valor: Entrada gratuita para papais e mamães acompanhados de seus bebês de até 18 meses. Ingressos limitados. Demais acompanhantes deverão comprar seus ingressos na bilheteria.
Indicação: Aconselhável chegar meia hora antes para retirar os ingressos. Levar certidão de nascimento dos bebês.

Sobre a Fisher-Price
A Fisher-Price, empresa do grupo Mattel Inc., há 80 anos desenvolve brinquedos e acessórios de puericultura que despertam na criança novas sensações e habilidades. Para garantir o padrão Fisher-Price, cada produto demora, em média, um ano para chegar ao consumidor final, pois antes de seu lançamento é testado por crianças e especialistas de diversas áreas - o que comprova a preocupação da empresa em criar produtos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento infantil.
O site www.fisher-price.com.br possui informações que auxiliam os pais a cuidarem e estimularem o desenvolvimento de seus filhos por meio de brinquedos e brincadeiras. Além disso, fornece dicas de atividades lúdicas que podem ser realizadas nas horas vagas.
SAC Mattel – 0800 550780


#ficaadica Papais!!!


P.S. só para mamães: aproveite que o maridão vai ficar umas 2hs no cinema com a cria e vá ao salão, faça as unhas, pinte o cabelo, ou compre umas roupinhas, ou simplesmente vista o pijama e durma em plena tarde de sábado!!! O Papai vai adorar ter de presente uma mamãe revigorada hehehehehe
#ficaadicapreciosa ;-)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Semana Mundial da Amamentação 2011

Na primeira semana de agosto (de 01 a 07) ocorre a Semana Mundial da Amamentação, a ideia esse ano é falar da amamentação como uma experiência em 3D e para isso o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançaram uma campanha com a linda da Juliana Paes.

Eu achei os vídeos lindos! Os depoimentos muito "reais", me identifiquei com eles. O Téo já tá desmamado mas acredito que até hoje (e por toda a vida) colhemos os frutos dele ter mamado em livre demanda até 1 ano e 4 meses.

E a campanha Amigo do Peito lembrou muito o Cristiano, que foi muito, muito, muito importante para mim e para o Teodoro durante o aleitamento!

Vídeo da campanha:




Amigos do Peito: Cristiano, O amigo do peito!!!




Depoimentos:

Informação é uma arma poderosa!!


Quem realizou um sonho amamentando bota o dedo aqui o/


Quem já se emocionou amamentando bota o dedo aqui o/


Pra fechar esse post uma foto de um momento muito emocionante pra mim, esse era meu segundo dia em casa, meus seios doíam muito, mas ver meu pequeno mamando me dava força pra seguir!


Sinto saudades!!!!





Links interessantes:

Aleitamento.com

Sociedade Brasileira de Pediatria - reunião de artigos e notícias sobre a SMAM 2011