quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pequeno complemento ao dia dos avós

Minha homenagem atrasada (ou melhor, mega atrasada) ao dia dos avós que passou em 26/07.

Antes, um pequeno relato de quem são essas pessoas tão maravilhosas. Como a Sherol já comentou com toda a propriedade, minha sogra, Marta Janete (pronuncia-se Marta Djanet ;o)), é escorpiana (e creio que isso basta como definição). Ok, ok. Minha sogra é faca na bota! (Hummm, tô achando que isso está longe de uma boa descrição, vou me esforçar mais...). A vovó do Téo por parte de mãe, como toda escorpiana, é uma mulher forte, que nem de longe faz o estilo "mulherzinha". Pelo contrário, pode-se dizer que assim como a filha, tem o poder de mover montanhas, sem nunca deixar de ser a pessoa mais amável do mundo (óóó, tô no caminho certo hein sogrona?!). Deixando a puxação de saco no blog do guri de lado, é uma pessoa que mudou absolutamente minha concepção do que o termo "sogra" representa, e olha que nunca fui uma pessoa de difícil convivência. Como já disse diversas vezes, é uma irmã mais velha, que construiu comigo uma relação durante esses sete anos, de dar inveja a muito genro e nora por aí. Te amo Beth Carvalho (ó o abuso ;o)).

O vovô do Téo, o pai da Sherol, Hércio Luís, que compartilha comigo a delícia e a desgraça que é ser pisciano, e o "vôdrasto" do Téo, Dirlei, são dois vovôs que merecem também meus parabéns. Não só pelo dia dos avós, mas pela ombridade, e pela grandeza que sempre demonstram, fazendo com que o círculo familiar se mantenha harmônico, em função do bem estar dos filhos e netos. Não sei se teria tamanha grandeza de espírito e faço questão que o Téo aprenda com eles.

Quanto aos avós paternos, bem, meus pais não eram do tipo que deitavam no chão para brincar com os filhos, e tampouco fazem isso hoje em dia com os 8 netos. O que não os desqualifica como pais e avós perfeitos.
Minha mãe é daquelas que me olha e sabe quantos espirros eu dei no dia, se bebi, se almocei, se topei o dedão do pé na mesa ou se estou mentindo. Já estou com 33 anos e tenho um filho de 1 ano e meio, mas ela jamais perde a oportunidade de me avisar se estou com a camisa manchada ou unhas dos pés mau cortadas ;o) Nunca, jamais leva desaforo pra casa, e creio ter sido dela que herdei esse gênio "meigo" e essa habilidade de sempre contra-atacar ;o) Habilidade que para alguns incomoda, mas que me é muito útil. Costumo dizer que não precisei servir a nenhuma instituição militar, pois o General estava lá em casa e atendia pelo nome de "mãe" hehehe. Mas que bom que foi assim. Sempre que vejo essa gurizadinha nova se perdendo, seja no mundo das drogas, seja nas atitudes inconsequentes, logo me vem à cabeça que faltou uma dona Zilá na vida do sujeito. E é claro, como era de se esperar, meu amor por ela é muito grande justamente por ela ter sido dessa maneira. Mãe que se importa contigo, é justamente aquela que te diz não, que te educa, que te mostra certo e errado. Mãe absolutamente permissiva está passando qual mensagem pro seu filho? De certa forma chega a ser cruel, pois o mundo não te dá tudo e não te diz "sim" sempre. Obrigado mãe e parabéns pelo teu dia. 

Já meu pai é daqueles caras que compreendem a vida como ninguém. Fica na dele, não é de muitas amizades, é bem humorado mas não é de muitos sorrisos. Entretanto é sempre o primeiro a chegar para dar uma mão, quando os problemas acontecem. Não que eu o solicite muito, mas ele simplesmente não consegue evitar. Meu pai é cara que fica só ouvindo a conversa e quando tu menos espera ele larga uma que te faz rir o dia inteiro. Enfim, se eu conseguir ser pro Téo, 1/10 do que ele é pra mim, o Téo já está no lucro. Me lembro que numa das 4.674.674 crises adolescentes, nem lembro se por alguma namoradinha ou se por um objetivo não alcançado, mas que também não vem ao caso, ele com aquela parcimônia de sempre, me larga uma que jamais vou esquecer: "Tu pode procurar o quanto tu quiser aí fora. Ninguém nesse mundo te ama mais do que eu". Caraca, Bingo!  Meu pai deu uma de Luís Fernando Veríssimo (que na minha opinião é o cara que resume tudo o que você gostaria de dizer mas nunca soube como) e me deu de bandeja um dos enigmas da existência. Amor de pai e mãe, é maior que tudo. Essa é a essência. Obrigado pai e parabéns pelo teu dia.

Enfim, essa é minha homenagem ao dia dos avós. Para pessoas que viviam em épocas difíceis, que  foram e que continuam sendo guerreiros, que apostaram as fichas em nós, nos dando a oportunidade de crescermos valorizando mais o "ser" do que o "ter". Dizem que avô e avó mais "deseduca" (se é que essa palavra existe) do que educa, mas esse é o objetivo mesmo. Curtam os netos de vocês, e deixa que o resto, eu e a Sherol damos conta. Parabéns "fofôs" e fofós".

Nenhum comentário: