segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Curso de preparação para o parto.

O sábado (06/02/2010) foi agitado mesmo... no mesmo dia em que fomos a maternidade, na parte da tarde, fomos num curso oferecido pela Fabi Panassol de preparação para o parto. A Fabi é minha professora de yoga para gestantes e oferece esse curso para os casais como uma forma de preparar minimamente os “marinheiros de primeira viagem” para o momento do parto.
No curso, conversamos sobre os sinais do início do trabalho de parto, os maridos aprenderam algumas massagens para ajudar a relaxar durante as contrações, e no final vimos um vídeo sobre choro de bebê que achei muito legal!
Foi uma ótima experiência, o Cris como sempre estava lá comigo de verdade, sem caretas e má vontade, divindido as dúvidas e aprendendo comigo. Tenho certeza que 30% da dor do parto eu já eliminei só por ter certeza que ele vai tá lá comigo e com o Téo, de verdade, curtindo o momento!!!

No centro a Fabi, a esquerda a Michele, Julia e Cesar. A direita, Eu, Teodoro e Cris


O dvd que assistimos chama-se The Happiest Baby on the block (O Bebê mais feliz do pedaço), e mostra uma técnica desenvolvida pelo pediatra norte-americano Harvey Karp, a sinopse do dvd diz:

“Você gostaria de aprender como acalmar o choro do seu bebê em questão de minutos? Mágica? Milagre? Não. É um reflexo! Em The Happiest Baby, o Dr. Harvey Karp, notável pediatra e expert em desenvolvimento infantil, revela o maravilhoso segredo usado há séculos por pais do mundo inteiro: o reflexo da calma. Este reflexo é literalmente o "botão que desliga" o choro de seu bebê! Aprenda as 5 maneiras de ativar o reflexo da calma (os 5S)... e torne-se o melhor tranqüilizador de bebês do seu pedaço! Nos últimos 25 anos, o Dr. Karp tem ensinado sua notável técnica da calma a milhares de casais, desde mães que trabalham fora até superstars como Madonna!”


Sim, eu sei, parece uma coisa meio “Organizações Tabajara”, mas esse é o estilo norte-americano, tentemos relevar.... fora a promessa de milagre, a técnica e a explicação são bem convincentes.

A idéia geral é de que o choro do bebê que muitas vezes atribuído a “cólica” (muitas vezes “misteriosa”) pode ser simplesmente um sentimento de estranhamento que o bebê está vivenciando diante desse mundo novo que ele se depara: silencioso e amplo. A teoria do MD Karp é de que até o 3º mês uma criança nada mais é do que um feto fora do útero, tanto que ele chama esse período de 4º trimestre. Baseada nisso a técnica envolve, basicamente, "limitação e barulho", algo do tipo “empacotar o bebê e fazer barulho no ouvido dele”, e mais algums passos, que no total somam 5, os 5S’s: Swaddling (“embrulhar”), Side (“lado”, posição lateral), Shushing (“chiar”), Swinging (balançar), Sucking (sugar).

Para mim foi bem convincente, a única parte que me causou estranhamento foi ele usando um secador de cabelos mega-barulhento no ouvido de um bebezinho para acalmá-lo!!! Funcionou, mas eu achei estranhíssimo!!!
De qualquer forma vale a pena conferir, espero que o Teodoro não precise dos 5S’s, no vídeo ela afirma que alguns bebês se acalmam já no primeiro S, mas se precisar já sei o que fazer hehehehehe

Catei na internet e é possível comprar o dvd no Submarino (hoje por R$ 45,90) e o dito Pediatra mantém um site bem atualizado http://www.happiestbaby.com/, e um canal no You Tube com vários vídeos bem elucidativos: http://www.youtube.com/user/thehappiestbaby. Tudo em inglês.

Achei também uma tradução razoável sobre os 5S’s nesse blog:
http://matsam-bebe.blogspot.com/2008/11/os-5s-do-dr-harvey-karp-happiest-baby.html

Vale a pena conferir, informação nunca é demais! ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Sherol! Eu faço parte da lista da fabi e vim dar uma espiadinha no teu blog. Parabéns pela linda luz que chegou na tua vida!
Quanto ao dvd, eu li o livro do cara e te digo que uma das dicas mais preciosas era a do rádio sintonizado em um chiado qualquer. Era batata! A nenê parava de chorar na hora :)
Claro que eu só usava em "emergências", mas estes momentos iniciais são tão intensos que vale - quase - tudo :)
Beijão, Maíra