terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Diário de bordo - 38 semanas

Bueno amigos,

O Teodoro já está prontinho para nascer! Agora é só esperar mesmo...

Nessa reta final as consultas a obstetra passam a ser semanais, para que se possa acompanhar o andamento das dilatações (se elas existem), batimentos cardíacos do bebê e etc... Dessa forma, mesmo tendo ido a uma consulta na última quinta (18/02) voltamos ao consultório nessa segunda (22/02), e dessa vez tomamos um pequeno susto: minha pressão arterial subiu um pouquinho. Nenhum nível muito alarmante: 12x6, o que seria considerado normal, mas acendeu um sinal de alerta, segundo a médica, por ter subido em relação ao que eu vinha apresentando durante todo o pré-natal, que não havia passado de 9x6, e por eu ter ganho 900gr em 6 dias (pois é... descuidei e me passei no findi...)
Controlar e monitorar a pressão arterial é importante para prevenir a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia. Normalmente a pré-eclâmpsia se reconhece pela hipertensão arterial, aumento de peso e proteínas na urina. A eclâmpsia vai mais além, podendo causar até convulsões.

Bueno, por enquanto estou apenas monitorando a pressão duas vezes por dia e usando um creme a base de progesterona. Na próxima segunda (01/03) temos mais uma consulta e veremos como andam as coisas, mas sinceramente não fiquei muito preocupada, segundo o Manual Técnico de Pré-natal e Puerpério do Ministério da Saúde (excelente e disponível on line aqui) para um quadro de pré-eclâmpsia grave os níveis de pressão arterial devem ser superiores a 140x90, com proteinúra positiva (detectável por exame de urina) e/ou sintomas clínicos (cefaléia, epigastralgia, escotomas, reflexos tendíneos aumentados). Minha pressão não chegou a esses níveis e não tenho nenhum dos outros sintomas. Além disso, acredito que uma subida na pressão na reta final faz parte do processo de preparação para o parto.

A parte boa é que o Téo "desceu" mais um pouco em relação a última consulta e já tenho "meia polpa" (algo em torno de 1/2 centímetro) de dilatação.


Sobre pré-eclâmpsia e eclâmpsia (separei uns links interessantes, "didáticos" digamos assim):

http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/eclampsia.htm

http://br.guiainfantil.com/eclampsia/345-pre-eclampsia-e-eclampsia-na-gravidez.html

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?211

http://guiadobebe.uol.com.br/parto/eclampsia.htm

Um comentário:

Unknown disse...

E as atualizações?
Seja bem-vindo, Téo!!!
Beijos dos amigos do MUHM!