quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Matéria sobre fraldas de pano: contra elas!!!

A última edição da revista Crescer (edição 194, janeiro/2010, ed. Globo) dedicou algumas páginas ao que chamou de "retorno" das fraldas de pano, elencando os prós e contras dessa opção, incluindo um teste com duas leitoras. Resolvi dividir aqui exatamente por conta desses depoimentos, para que todos saibam que tenho consciência das dificuldades, pois ambas não gostaram da experiência!

A matéria é bem elucidativa, trás uma notícia que achei ótima: já existe a reciclagem de fraldas descartáveis em alguns países (Europa principalmente). Além disso, afirma que as descartáveis já estão menos agressivas ao meio-ambiente por aguentarem mais tempo sem vazar, terem diminuído de tamanho (o que gasta menos matéria-prima, embalagem e transporte). O que pra mim significa que em alguns anos esse quadro poderá se reverter, e chegaremos a ter fraldas recicláveis.

Sigo achando as de pano uma ótima opção, apesar de saber que o impacto ambiental é bem parecido:

"... um estudo feito em 2008 pela agência de Meio Ambiente do Reino Unido concluiu que o impacto de ambas é parecido. As fraldas de pano causariam 40% menos dano ao meio ambiente se lavadas de forma consciente, sem gastos excessivos de água e energia. A agência ressaltou, no entanto, que o cuidado nem sempre acontece. Se a família enxaguar cada fralda duas vezes, usar secadora ou levá-las para a lavanderia de carro, o impacto ecológico é idêntico."

Como aqui no Brasil não temos (ainda) reciclagem para as descartáveis e não sou de desperdiçar água, sigo reforçando minha opção....

Outra notícia boa: não somos alienígenas!!!! (refiro-me a eu e Cris)


"Na verdade, a versão de pano ainda é a mais utilizada no Brasil por questões econômicas – estima-se que 73% dos bebês, de 0 a 30 meses, usam aquele mesmo modelo que foi utilizado por seus pais e avós."

Se toda esse gente sobrevive porque eu não posso???? E olha que não pretendemos usar fraldas de pano e joaninhas como no tempo da minha avó, compramos algumas fraldas que vão na máquina e tem velcros e botões, um verdadeiro luxo!!!
A única diferença é que escolhemos mesmo as fraldas de pano, ou seja, até posso pagar pelas descartáveis, ao contrário de muita gente que acabou entrando pra estatística.....

Leiam a matéria, vale a pena (aviso: tem 5 páginas, no link tu acessa a primeira página e tem que ir até o pé do txt para seguir)

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI113151-10496-1,00-A+VOLTA+DAS+FRALDAS+DE+PANO.html

Nenhum comentário: