sábado, 24 de abril de 2010

Casa nova, quarto novo e dormindo sozinho.

Bom gente, vcs devem ter notado que nesse mês pouco pude escrever aqui no blog. Várias são as razões, além da rotina alterada com a chegada do Téo e a falta de internet em casa estamos nos mudando para Canoas!! Nossa casa foi entregue na última sexta (16/04) e nessa quinta nos mudamos definitivamente! Está sendo a maior correria, estou agora sentando no meio de um monte de caixas sem saber bem por onde começar! A única coisa pronta é o quarto do Téo, que modéstia a parte ficou lindo!


A Vovó Zilá deu o conjunto de berço, o Vovô Hércio veio pintar as paredes no feriado e já colocamos os móveis. O Teodoro já dormiu lá duas noites e parece ter gostado bastante.

Aqui mais um ponto “polêmico”: sim, o Teodoro dorme sozinho no quarto dele e com a luz apagada. Crueldade? Kakakak Acho até graça! Primeiro, nada mais confortável e seguro do que a cama dele, dormir com os pais representa um dos maiores fatores de morte na primeira infância, não tenho os dados aqui de cabeça, mas li em algum lugar que “muitos porcentos” de crianças morrem anualmente sufocadas pelos próprios pais durante o sono (estatística confirmada pela minha irmã-expert em saúde Desirée ;). Segundo, quem precisa da luz acessa somos nós, os pais, o Teodoro não vai se levantar da cama e ir até o banheiro e quando acordar a noite, tanto faz se está claro ou escuro ele vai chorar pra alguém ir atendê-lo. O Teodoro dorme só com a luzinha da babá eletrônica, que deixo ligada justamente pra eu saber onde está a cama quando entro no quarto. E só. Terceiro, papai e mamãe também precisam de descanso e privacidade, quando ele dorme é o momento em que eu e o Cris podemos conversar, ver TV, ou simplesmente ficar abraçadinhos até pegar no sono. Procedimento saudável para toda a família ;)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fraldas de pano: nova tentativa!!!

Ontem fizemos mais uma tentativa de usar nossas amadas fraldas de pano... e não deu ainda...

Como vocês podem ver, o Téo ainda não tem coxas suficientes e acaba vazando o xixi todo pelas perninhas. Dessa vez ele até fez um cocô também e devo dizer que não foi nada assustador lavar uma fraldas cagada: tirei o excesso de cocô na água corrente e deixei de molho a fralda um pouco, depois lavei normalmente na máquina junto com as outras roupinhas dele (uso vinagre para enxaguar as roupas e assim tirar todo o sabão) e pronto! Sem mistérios...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O bom de estar em casa...

A licença-maternidade tem inúmeras vantagens, mas uma das mais deliciosas é poder simplesmente ficar olhando pra carinha do meu filhote!!

Hoje fiz uma sessão de closes dele, tô de fato apaixonada!!!


terça-feira, 13 de abril de 2010

O famigerado bico!!!

Fomos vencidos pelo cansaço: compramos um bico para o Téo no último domingo...
Mesmo acreditando não ser a coisa mais saudável tivemos que dar um bico para o Téo paradoxalmente em nome da "saúde" dele: na última consulta ao pediatra conversamos sobre os “gemidos” do Teodoro, o pouco que ele fica acordado passa fazendo um barulhinho que lhe rendeu o apelido carinhoso de “motorzinho”. Como ele mama praticamente de hora em hora (no máximo 1:30) o médico nos aconselhou a espaçar mais as mamadas, e, após examine clínico, receitou Luftal, afirmando que esses gemidos seriam reflexo do desconforto provocado pela barriga sempre cheia, e que inclusive a vontade de mamar muito seguido seria também reflexo do desconforto, pois mamando ele se sente aliviado. Ou seja, um ciclo sem fim! Hehehehe
No mesmo dia compramos o luftal, mas seguimos resistentes ao bico. Mas na noite de sábado e na manhã de domingo o Téo deu mais um show: chorou por peito a cada 40min!!! Antes que me perguntem: já sei identificar os choros dele, e além de utilizar a famosa intuição de mãe, observamos que ele chorava mesmo estando com as fraldas limpas, tendo feito cocô normalmente e etc, e se acalmava “milagrosamente” no peito, com o agravante de que em algumas vezes nem mamava muito, ficava apenas com o seio na boca.
Pra completar, nessa mesma noite de sábado para domingo o ronco no nariz apareceu. O MD Ruy tinha receitado ainda na maternidade Rinosoro, dizendo que era possível que ele tivesse secreção nasal. Levou um certo tempo, mas ele acertou e a secreção apareceu, aplicamos o rinosoro e ele dormiu um pouco melhor. Além disso, fizemos um certo mea culpa: nós saímos demais com esse guri. Ele já pegou até chuva, tá sempre na rua quando escurece, além dos lugares com ar-condicionado. Nessa semana faremos uma pausa nos passeios.
Voltemos ao bico.
Depois de toda essa explicação vai ficar mais fácil entender porque cedemos e acabamos comprando o bico. De fato o Téo com o famigerado espera pelo menos 2h para a próxima mamada, e também agora que ele tá com o nariz entupido respira “melhor”com o bico na boca, pois usando aquele troço ele acaba respirando pela boca e consegue dormir (é o mesmo efeito do colinho de pé, o nariz desobstrui, só que esse último cansa mais e dura pouco porque ele dorme melhor deitado...)

Mas porque temos tanta resistência ao uso do bico? Podia transcrever aqui centenas de pesquisas científicas que conheço além da recomendação do Ministério da Saúde, mas prefiro a resposta simples: por que o bico não é algo indispensável na vida criança. Já parou pra pensar como a tua bisavó fazia para acalmar os bebês? (Aliás, muitos bebês, uma vez que a média era de 4 filhos por casal até o final do século passado) Com atenção. O bico é um engodo. É uma "necessidade" dos pais e não da criança. É por preguiça nossa que damos um bico pra um bebê, é muito mais prático dar o bico do que descobrir o que realmente a criança precisa. Eu me sinto muito egoísta dando o bico para o Teodoro.

Bueno... infelizmente o bico entrou para a série de equipamentos do Téo. Mas por tempo determinado e com regras bem claras: ele só leva o bico deitado na cama, sem essa de ficar chupando aquilo o tempo todo. Aliás, esse é um outro "pré-conceito" meu: tenho maior nojo de bico pendurado em roupa de criança, aquilo fica encostando em tudo e depois pluft na boca. Arghhh! Nesse caso nem adianta vim me dizer que se passa uma água antes de dar, porque, primeiro, passar água depois de rolar por vários lugares nem adianta e segundo, não se faz isso sempre, nem mesmo as mamães mais atentas.

Como disse antes, não vou nem comentar aqui os problemas relacionados ao uso de bicos e chupetas, acho que todo mundo já cansou de ouvir: dificuldade na respiração, má formação dos dentes, má formação no palato bucal, atraso no desenvolvimento da fala e etc... Mas, se alguém conhecer motivos fortes o suficiente para que eu mude de ideia, por favor me avise ;-)

sábado, 10 de abril de 2010

Doar leite: RECOMENDO!!!

Ontem (09/04) fui pela primeira vez ao banco de leite. Continuo com os seios produzindo muito leite e tenho feito ordenhas para tirar o excesso, mas jogo fora o leite. Acho isso um verdadeiro pecado, então decidi doar o que temos tanto!

Fui no Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia aqui de Porto Alegre. Na verdade utilizei o posto de coleta deles no Hospital Conceição, que fica dentro do complexo da Santa Casa. Fui atendida por uma Atendente de Nutrição muito simpática. Na chegada é preenchido um pequeno cadastro com dados básicos e é solicitado o cartão gestante ou pra que não tem como eu, os últimos exames de sangue do pré-natal. Após o cumprir a burocracia fui orientada sobre o procedimento de limpeza das mãos e dos seios, vesti touca, avental e máscara e fiz a ordenha com auxilio do extrator a vácuo.

Achei tudo muito legal! Deixei lá um vidrinho cheio, com aproximadamente 100ml. Foi bem rápido. A Desi foi comigo e ficou com o Téo no lado de fora aguardando.

O mais legal foi saber que esses 100ml, que pra mim a princípio parecia tão pouco, pode alimentar até 10 prematuros!!! Isso mesmo:10!!!! Disse-me a atendente do banco de leite que maior parte do leite coletado é para alimentar bebês prematuros cujas mães ainda não produzem leite, e que esse pitoquinhos consomem entre 5 e 8 ml de leite por mamada! Fiquei verdadeiramente emocionada: no pouquinho que me dispus ajudei a salvar vidinhas tão frágeis quanto preciosas!

Por isso recomendo a todas as recém mães: DOEM LEITE!!! Olhe para a carinha satisfeita do seu bebê logo depois de mamar e pense que com o que sobra tu pode fazer mais um bebê crescer forte e saudável!! Isso não tem preço!!!


Maiores informações, pra quem está em Porto Alegre:

Banco de Leite Humano
1º andar do Hospital Santa Clara, junto à Maternidade Mário Totta.
Horário de funcionamento: diariamente das 7h às 19h, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Posto de Coleta de leite Humano
6º andar do Hospital da Criança Santo Antônio
horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h às 19h; sábados e domingos das 7h30min às 12h e das 13h às 18h30min.

Telefones: (51) 3214-8284

Pra quem não está em Porto Alegre a FIOCRUZ organiza a Rede Brasileira de Bancos de Leite, no link abaixo é possível consultar os bancos de leite por estado:

Outra opção e se informar na maternidade mais próxima da tua casa!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Banho de balde!!

Ontem (08/04) o Téo tomou o seu primeiro banho de balde! Compramos um balde comum, pois o que é vendido como “Ofuro para bb”, a Tummy Tub custa uns 150 pilas!!! O único cuidados que tomamos foi de não usar esse balde para mais nada, ele é exclusivo para o banhinho do Téo.

Olha só a carinha dele!!
Foi bem legal, nós ficamos meio inseguros no início, mas ele parece nem ter notado ;)

P.S.: esse balde é da Sanremo, compramos no supermercado mesmo, e tem capacidade para 15 litros.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ser mãe é: admirar escatologias!

Mais uma boa da fase mãe: de repente, de ser humano avesso a escatologias você passa a torcer pra ver um cocô!!!! E o pior se vê batendo palmas e comemorando cada peidinho do seu pimpolho!!!

Cocôs, peidos, vômitos: parece nojento? Os dos outros seres sobre a terra pode até ser, mas os do Téo são LIN-DOS!!!! kakakakaakakakakak

terça-feira, 6 de abril de 2010

2ª consulta ao pediatra

Logo após completar 1 mês o Téo voltou ao consultório do MD Ruy e as coisas continuam progredindo a toque de caixa: ele está pesando nada mais que 4,450Kg e medindo 55cm!!!

Só pra lembrar: na última consulta, quando ele tinha 8 dias ele estava com 3,180kg e 50,5cm, ou seja, em 1 mês ele cresceu 5 cm!!! Esse é o meu pivô hehehehehe


Já fazia alguns dias que o Téo estava fazendo um barulho tipo "motorzinho" e contamos isso ao Ruy, que nos explicou que poderia ser sinal de algum desconforto, provavelmente um certo "excesso" de leite. Explico melhor: como o Téo mama de hora em hora, pode ser que em algumas vezes não dê tempo suficiente para o estômago dele digerir o leite. Claro que o leite materno é de fácil digestão, mas o Téo ainda está aprendendo a se "satisfazer" o que em algumas ocasiões pode gerar um certo "acúmulo", que, inclusive, pode causar as tão temidas cólicas.

A orientação do Ruy foi tentar espaçar um pouco mais as mamadas, sem horários rígidos ou coisa que o valha, mas dando um tempinho maior. Ele sugeriu inclusive o uso de um bico, coisa que achamos que não será necessário...

Nessa tive que "confessar" que cada vez que o Téo geme um pouco mais eu tasco-lhe a teta! O Ruy mesmo dizendo que isso não tem problema nenhum (desde que eu aguente o ritmo), ponderou que as vezes o Téo pode não estar necessariamente com fome, mas com vontade de mamar, pois afinal é algo que lhe dá prazer ;)

Mesmo com essa orientação o Ruy deixou claro que não é nada "preocupante" e que possivelmente o próprio Téo vai "orientar" esses intervalos entre as mamadas em breve. Mais uma vez, a paciência e a persistência entram em campo ;-)

sábado, 3 de abril de 2010

1 mês de Teodoro!!!

Ontem foi aniversário do Teodoro, o dia estava lindo e fomos dar um passeio na Redenção.

Com 1 mês de vida ele já curtiu o passeio!!!