sábado, 10 de abril de 2010

Doar leite: RECOMENDO!!!

Ontem (09/04) fui pela primeira vez ao banco de leite. Continuo com os seios produzindo muito leite e tenho feito ordenhas para tirar o excesso, mas jogo fora o leite. Acho isso um verdadeiro pecado, então decidi doar o que temos tanto!

Fui no Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia aqui de Porto Alegre. Na verdade utilizei o posto de coleta deles no Hospital Conceição, que fica dentro do complexo da Santa Casa. Fui atendida por uma Atendente de Nutrição muito simpática. Na chegada é preenchido um pequeno cadastro com dados básicos e é solicitado o cartão gestante ou pra que não tem como eu, os últimos exames de sangue do pré-natal. Após o cumprir a burocracia fui orientada sobre o procedimento de limpeza das mãos e dos seios, vesti touca, avental e máscara e fiz a ordenha com auxilio do extrator a vácuo.

Achei tudo muito legal! Deixei lá um vidrinho cheio, com aproximadamente 100ml. Foi bem rápido. A Desi foi comigo e ficou com o Téo no lado de fora aguardando.

O mais legal foi saber que esses 100ml, que pra mim a princípio parecia tão pouco, pode alimentar até 10 prematuros!!! Isso mesmo:10!!!! Disse-me a atendente do banco de leite que maior parte do leite coletado é para alimentar bebês prematuros cujas mães ainda não produzem leite, e que esse pitoquinhos consomem entre 5 e 8 ml de leite por mamada! Fiquei verdadeiramente emocionada: no pouquinho que me dispus ajudei a salvar vidinhas tão frágeis quanto preciosas!

Por isso recomendo a todas as recém mães: DOEM LEITE!!! Olhe para a carinha satisfeita do seu bebê logo depois de mamar e pense que com o que sobra tu pode fazer mais um bebê crescer forte e saudável!! Isso não tem preço!!!


Maiores informações, pra quem está em Porto Alegre:

Banco de Leite Humano
1º andar do Hospital Santa Clara, junto à Maternidade Mário Totta.
Horário de funcionamento: diariamente das 7h às 19h, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Posto de Coleta de leite Humano
6º andar do Hospital da Criança Santo Antônio
horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h às 19h; sábados e domingos das 7h30min às 12h e das 13h às 18h30min.

Telefones: (51) 3214-8284

Pra quem não está em Porto Alegre a FIOCRUZ organiza a Rede Brasileira de Bancos de Leite, no link abaixo é possível consultar os bancos de leite por estado:

Outra opção e se informar na maternidade mais próxima da tua casa!!!

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde