terça-feira, 13 de abril de 2010

O famigerado bico!!!

Fomos vencidos pelo cansaço: compramos um bico para o Téo no último domingo...
Mesmo acreditando não ser a coisa mais saudável tivemos que dar um bico para o Téo paradoxalmente em nome da "saúde" dele: na última consulta ao pediatra conversamos sobre os “gemidos” do Teodoro, o pouco que ele fica acordado passa fazendo um barulhinho que lhe rendeu o apelido carinhoso de “motorzinho”. Como ele mama praticamente de hora em hora (no máximo 1:30) o médico nos aconselhou a espaçar mais as mamadas, e, após examine clínico, receitou Luftal, afirmando que esses gemidos seriam reflexo do desconforto provocado pela barriga sempre cheia, e que inclusive a vontade de mamar muito seguido seria também reflexo do desconforto, pois mamando ele se sente aliviado. Ou seja, um ciclo sem fim! Hehehehe
No mesmo dia compramos o luftal, mas seguimos resistentes ao bico. Mas na noite de sábado e na manhã de domingo o Téo deu mais um show: chorou por peito a cada 40min!!! Antes que me perguntem: já sei identificar os choros dele, e além de utilizar a famosa intuição de mãe, observamos que ele chorava mesmo estando com as fraldas limpas, tendo feito cocô normalmente e etc, e se acalmava “milagrosamente” no peito, com o agravante de que em algumas vezes nem mamava muito, ficava apenas com o seio na boca.
Pra completar, nessa mesma noite de sábado para domingo o ronco no nariz apareceu. O MD Ruy tinha receitado ainda na maternidade Rinosoro, dizendo que era possível que ele tivesse secreção nasal. Levou um certo tempo, mas ele acertou e a secreção apareceu, aplicamos o rinosoro e ele dormiu um pouco melhor. Além disso, fizemos um certo mea culpa: nós saímos demais com esse guri. Ele já pegou até chuva, tá sempre na rua quando escurece, além dos lugares com ar-condicionado. Nessa semana faremos uma pausa nos passeios.
Voltemos ao bico.
Depois de toda essa explicação vai ficar mais fácil entender porque cedemos e acabamos comprando o bico. De fato o Téo com o famigerado espera pelo menos 2h para a próxima mamada, e também agora que ele tá com o nariz entupido respira “melhor”com o bico na boca, pois usando aquele troço ele acaba respirando pela boca e consegue dormir (é o mesmo efeito do colinho de pé, o nariz desobstrui, só que esse último cansa mais e dura pouco porque ele dorme melhor deitado...)

Mas porque temos tanta resistência ao uso do bico? Podia transcrever aqui centenas de pesquisas científicas que conheço além da recomendação do Ministério da Saúde, mas prefiro a resposta simples: por que o bico não é algo indispensável na vida criança. Já parou pra pensar como a tua bisavó fazia para acalmar os bebês? (Aliás, muitos bebês, uma vez que a média era de 4 filhos por casal até o final do século passado) Com atenção. O bico é um engodo. É uma "necessidade" dos pais e não da criança. É por preguiça nossa que damos um bico pra um bebê, é muito mais prático dar o bico do que descobrir o que realmente a criança precisa. Eu me sinto muito egoísta dando o bico para o Teodoro.

Bueno... infelizmente o bico entrou para a série de equipamentos do Téo. Mas por tempo determinado e com regras bem claras: ele só leva o bico deitado na cama, sem essa de ficar chupando aquilo o tempo todo. Aliás, esse é um outro "pré-conceito" meu: tenho maior nojo de bico pendurado em roupa de criança, aquilo fica encostando em tudo e depois pluft na boca. Arghhh! Nesse caso nem adianta vim me dizer que se passa uma água antes de dar, porque, primeiro, passar água depois de rolar por vários lugares nem adianta e segundo, não se faz isso sempre, nem mesmo as mamães mais atentas.

Como disse antes, não vou nem comentar aqui os problemas relacionados ao uso de bicos e chupetas, acho que todo mundo já cansou de ouvir: dificuldade na respiração, má formação dos dentes, má formação no palato bucal, atraso no desenvolvimento da fala e etc... Mas, se alguém conhecer motivos fortes o suficiente para que eu mude de ideia, por favor me avise ;-)

Nenhum comentário: