sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cama compartilhada pode?

Há alguns meses atrás minha resposta seria rápida e rasteira: NÃO, NÃO PODE!!

O que mudou? Tudo.

Como sempre.

Andei me enganando, dizendo a mim mesma que o Téo fez "morada" em nossa cama por causa do frio. Mas acho melhor confessar: o Teodoro atualmente dorme metade da noite na cama dele e a outra metade na nossa! E isso é sim cama compartilhada!!! o.O

Tô há tempos querendo escrever aqui sobre isso, então embalada pela #festanotwitter de ontem que tinha como tema o sono dos bebês e também atendendo a uma convocação de blogagem coletiva resolvi abrir meu coração ;-) Tudo "culpa", como sempre, das gurias da Rede Mulher & Mãe!

O Teodoro sempre dormiu bem, exceto em alguns episódios de nariz entupido, sempre dormiu a noite toda. Nos seus primeiros quatro meses, enquanto eu estava de licença, ele gradativamente foi reduzindo as mamadas noturnas. Ele sempre foi um bezerro, no primeiro mês mamava de hora em hora, sem folga a noite. Aos poucos foi reduzindo, dormindo mais... até mamar às 22hs e depois só às 6h da manhã. Com isso retomei minha rotina de sono em seguida. Não dei mamá pra ele deitada quase nunca (acho desconfortável), e mesmo quando acordava de madrugada eu levantava e sentava na poltrona pra dar mamar e recolocava ele na cama.

Logo quando eu voltei a trabalhar às vezes ele acordava um pouco mais cedo, tipo 5hs pra mamar. Mas acho que isso se deve muito ao nosso distanciamento diurno. Então encarei na boa. Até ele completar 7 meses e pouco ele ficava em casa com uma babá. Eu acordava pouco antes das 6h, tirava leite pra deixar pro dia e dava o peito pra ele mesmo que "meio dormindo", e ele voltava a dormir. Durante o dia ele tirava uma ou no máximo duas sonecas de 1h, e as noites seguiram tranquilas.

Quando foi pra escolinha, em janeiro e já com 10 meses, por alguns dias ele tb acordou a noite querendo mamar, coisa que já não fazia há meses, mas isso durou uma semana mais ou menos. Depois, noites tranquilas. Foi em janeiro também que ele começou a "gostar" de dormir junto, fomos viajar pra praia eu, ele e minha mãe, e não tinha berço no quarto.

A fase que mais durou foi a do "Mamãe você tá aí?": ele choramingava no berço e só retomava o sono depois de eu ir lá fazer um chamego. Não precisava nem tirar do berço, e também não adiantava ser o papai. Ele tinha que olhar a minha cara, sentir meu cheiro. Essa foi a fase mais cansativa.... Tinha noites que eu ficava de bunda pra cima, toda encurvada só pro belezinha ficar agarrado nas minhas orelhas! Minha coluna ficou em frangalhos!

Somou isso mais o frio e a cama compartilhada entrou no repertório com mais frequência. Aqueles que moram no RS sabem do que tô falando: 0°C na madrugada é de doer!! Nisso ele já tava com mais de 1 ano e eu já bem cansada de levantar e com frio!

Eu nunca gostei de cama compartilhada. Morria de medo de sufocar o pequeno, e as estatísticas desse tipo de acidente são assustadoras (não achei link, mas minha mana enfermeira fazia a "gentileza" de me atualizar)!!! E também acredito que é um momento do casal, de dormir abraçadinho, e da mamãe descansar. Parece egoísmo isso, mas é a real: o Teodoro precisa de mim inteira, e pra isso acontecer preciso dormir e preciso do chamego do marido.

Mas atualmente não tenho saco pra levantar no frio e fazer o Téozinho voltar a dormir. Fora que ele é inteligente, já sabe do esquema e nem chora, só chama "Mãe, Mãe, Ma-mãe" e pronto, levamos ele pra nossa cama.

Mas o que é isso???? Onde foram parar os meus princípios???? kkkkkkkk


O fato é que isso não me incomoda mais tanto quanto antes. O Téo dorme bem, não faz manha demais (só a quantidade aceitável ;-) e isso na verdade é o que importa. (E agora correr menos risco de ser sufocado! hehehe) Tenho a primeira parte da noite pra dar uma descansada, agarrar bem o marido e depois lá vem ele ;-)

Para as mamães aflitas devo dizer que não usamos nenhuma técnica mágica, nunca sequer aplicamos todo o ritual da shantala (que fizemos até curso!). Desde cedo o ritual de dormir é o mesmo, e é bem simples: mamada e cheiro de mãe. Antes no peito e agora na mamadeira, mas sempre no meu colo, agarrado nas minhas orelhas, com muitos beijinhos e carinho. Incluí nesse ritual uma escavada nos dentes, sei que antes de mamar não adianta muito, mas insisto pra criar o hábito. E só. Acredito que cada família descobre com tempo e paciência o que lhe é mais confortável. Se tivesse que dar uma dica, seria essa.


Pretendo aos poucos ensiná-lo a dormir sozinho na cama. Acho que isso vai ser mais complicado, pois somos muito agarrados, ele até já dorme depois de mamar, não só durante o mamá como era de costume, mas não se não estiver no colo e de preferência agarrado nas minhas orelhas. Mas isso não me incomoda, é bom pra mim também, pra relaxar e curtir a cria.

Até agora tem funcionado deixar as coisas correrem naturalmente, aos poucos ele mesmo não vai mais querer ficar no colo, ou pular pra nossa cama (#fé). Acredito mesmo que gradativamente ele vai se desvencilhando dessas coisas, talvez no verão quando ficar no colo já não é tão confortável eu passe a dar o mamá e levá-lo pra cama mesmo sem que ele esteja dormindo, e talvez com algum bichinho de transição (provavelmente a Estefani, sua girafa predileta) no início pra facilitar. Mas isso são planos, se vai dar certo nem Deus sabe ;-) Como diria @maedemerda "Ser mãe é cuspir pra cima"

;-)

Nenhum comentário: