quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sobre a leitura específica e o mundo "real"

YES!!!! Consegui finalmente desenvolver o hábito da leitura. Na verdade, justiça seja feita, sempre gostei de ler mas ultimamente, talvez pela idade, talvez pela hérnia de disco que me impede de praticar esportes com a mesma regularidade dos 18 anos, tenho conseguido me dedicar mais a este hábito ;o)

Simplesmente sentar, abrir um livro e ler. Como estamos esperando nosso primeiro filho, obviamente tenho lido (e consequentemente debatido nas reuniões familiares) sobre a paternidade e criação de filhos. Como a Sherol comentou no post sobre as Fraldas de Pano, frequentemente temos ouvido coisas do tipo "A teoria é bem diferente da prática", ou "Espera nascer que tudo muda", ou ainda "Com o filho dos outros é fácil, quero ver quando forem os teus". Inconveniência? Não, muito pelo contrário, "motivacional". Principalmente quando essas críticas vêm dos familiares, pois são pessoas que nos amam e que querem nosso bem; não existe tom pejorativo, o que eles querem é mais prevenir/ensinar do que criticar e a isso agradecemos. Aliás, esperamos que essa vigilância perpetue para os momentos em que não estivermos presentes ou estejamos desatentos, para que eles também possam chamar a atenção do Teodoro caso esse esteja fazendo algo errado. Costumo exercer essa prática com meus sobrinhos e isso dá total liberdade aos familiares para fazerem o mesmo, criando assim uma "rede de proteção".

É claro que temos o discernimento de que a teoria é muito diferente da prática, mas nosso intuito não é viver a vida com manual de instruções, até porque, cada um de nós tem seu próprio manual e inclusive o Téo terá o dele (eu particularmente não li o meu todo ainda, mas felizmente a Sherol aprendeu a me entender sem precisar lê-lo ;o)). Mas por outro lado, não podemos negar que uma boa preparação já é meio caminho andado para o sucesso de uma determinada atividade. Quanto mais soubermos e debatermos sobre um determinado assunto, mais afinado será nosso discurso e mais chance de acertos teremos futuramente. Certamente cometeremos erros no caminho, afinal somos humanos, mas nossa humanidade também nos brindou com a consciência e a parte "sapiens" do "homosapiens", nos fará voltar atrás e revisar certas decisões.

Dessa maneira, recomendo alguns livros que lemos e que nos ajudaram a esclarecer alguns pontos sobre a criação do Teodoro que, queira Deus, colocaremos em prática. Segue a listinha:

Criando Meninos
Steve Biddulph
Editora Fundamento
2002
166 páginas

Quem ama educa
Içami Tiba
Editora Integrare
2005
304 páginas

Seja feliz, meu filho
Içami Tiba
Editora Integrare
2006
200 páginas

Cuidando do bebê até que sua mulher chegue em casa
Walter Roark
Editora M. Books
2003
126 páginas

100 Promessas para o meu bebê
Mallika Choppra
Editora Sextante
2005
240 páginas

Não, esses livros não pretendem ser guias completos para educação de uma criança. Também não pretendem limitar ou esgotar o assunto. Mas cumprem um papel importante que é preparar indivíduos para novas experiências, alertar quanto a determinados percalços que possam ocorrer no caminho e buscam mostrar exemplos práticos de situações absolutamente passíveis de acontecimento. O livro "Cuidando do seu filho até que sua mulher chegue em casa", por exemplo, tem mais a intenção de dar uma visão bem humorada sobre a paternidade do que cumprir um papel informativo/educacional, mas ainda assim é bom para sabermos que um pouco de humor é tão bom para nós quanto para o bebê. E a lista não para nesses livros, estamos sempre procurando outras visões que venham ampliar mais nossos horizontes e se você têm alguma recomendação de leitura, por favor, não hesite em comentá-la conosco.

Apenas para enumerar algumas questões abordadas nesses livros:
- a política do "sim" e do "não";
- formação da auto-estima da criança;
- a procura da felicidade;
- infância e adolescência;
- mesadas;
- o relacionamento do casal com a vinda do bebê;
- a importância da presença da figura paterna (e não só da materna) na educação;
- cuidados da amamentação;
- criação de pessoas saudáveis e conscientes;
- cuidados com os brinquedos;
- imposição de limites aos pequenos;
- aplicação do conceito de "Causa e Consequência" ao invés do "castigo";
- contratar uma babá ou procurar uma creche;
- como escolher boas escolas;
- relacionamentos familiares;
- os banhos e as trocas de fraldas;
- televisão e videogames;
- prevenção ás drogas;
- prática de esportes;
- a influência da "Testosterona" na vida dos meninos;
- brincar de "lutinha" com os pequenos é ou não saudável;
- desenvolvendo uma sexualidade saudável;
- como transportar bebês nos automóveis;
- filhos carregando o fardo de realizar os sonhos dos pais;
- a importância dos vínculos familiares;
- a importância de não ser apenas pai/mãe mas também amigo;
- partos normais e cesareanas;
- depressão pós parto;

São muitos os temas, e alguns aliás serão debatidos nesse blog futuramente. A questão fundamental é: seja qual for a tarefa, prepare-se. Prepare-se mais ainda para ter um bebê. Se quiser algum desses livros emprestados, fique a vontade em pedir, mas por favor nos devolva logo pois acordamos em fazer uma releitura anual dessas obras para relembrar pontos fundamentais que possamos estar deixando passar.

P.S. Já estamos lendo historinhas infantis para o Téo também ir se acostumando com o hábito da leitura, mas nossa, como tem gente mau caráter no mundo da fantasia. A Cachinhos Dourados era uma pilantra sem limites, o Flautista de Hamelin era praticamente um sequestrador de crianças, o Soldadinho de Chumbo só foi feliz depois que um "palhaço que salta da caixa" invejoso ardeu no fogo e por aí vai. Depois pesquisando na Internet, descobri que na verdade não era o palhaço que queimara no fogo, mas sim o próprio Soldadinho de Chumbo junto com sua amada Bailarina. Tá druris viu?! Se continuar desse jeito vou ler as páginas policiais pro guri pois tem menos violência. Mas isso já é assunto para outro post ;o)

Nenhum comentário: