sexta-feira, 3 de setembro de 2010

7ª consulta ao pediatra!

Bom gente, como de praxe, levamos o Téo ao pediatra nesta última semana e a grande novidade é a introdução de outros alimentos na dieta dele, chegou a hora da meleca!!! kkkkk

A primeira coisa a se comemorar é o peso e a altura do Téo: 7,780kg e 68cm. Tudo isso a base de muuuiiitttoooo leite!!!!

Quando voltei a trabalhar foi bem difícil manter o Teodoro só no leite materno e tivemos que recorrer ao NAN algumas vezes, mas passados 2 meses e analisando a quantidade de fórmula que ele teve que tomar me sinto vitoriosa! Não sei se contei aqui mas a Michele anota todas as mamadas do Téo, horário e quantidade, e eu passo tudo pro excel. Paranoia, né? hehehe Faço isso pra poder ver se ele tá tomando muito NAN e também pra tirar leite suficiente. Esse sistema ajudou a perceber que era imprescindível eu tirar leite durante o dia, por isso pedi para o tio da lancheria ao lado do meu trabalho para guardar o leite no freezer e tal...

Mas nas últimas semanas de fato eu não tava dando conta! O Téo chegou a mamar 800ml na minha ausência, meu recorde foi 700ml e não consigo essa marca todo dia... enfim... chegado o 6º mês está na hora de diversificar a dieta!!!

O MD Ruy passou as seguintes orientações:

* pra começar o Teodoro deverá fazer duas refeições: uma fruta no meio da manhã e almoço;
* junto com a fruta entra um suco também que pode ser de laranja (do céu de preferência, pois é menos ácida), cenoura e/ou mamão;
* ele listou as frutas: maçã, banana e mamão;
* na papa salgada podem entrar: arroz, batata, cenoura, chuchu, carne ou frango, sal, massa e moranga;
* na primeira semana oferecemos um tipo de fruta, troca na segunda e assim vai repetindo uma semana cada fruta pra poder "acostumar" (não lembro o termo que ele usou);
* a quantidade depende do "apetite" da criança, em geral são uns 30ml de suco, e a fruta começa com pequenos pedaços até chegar a uma unidade.

Os acessórios o Téo já tem! Tudo BPA free!! Tem colherinha macia e potinho, faltam apenas os potinhos de vidro pra papa salgada (vou comprar um marinex pequenos com tampa que vi nas Americanas ;)

Bom gente, agora é só esperar as cenas do próximo capítulo, vamos começar a nova dieta do Téo no final de semana e depois contamos aqui como foi!!!

Como sempre, além de consultar o pediatra eu dei uma fuçada na internet atrás de algumas coisas e indico aqui o site do Babycenter, que tem uma matéria sobre a introdução alimentos sólidos: http://brasil.babycenter.com/baby/introduzir-solidos/quando-introduzir/

Nenhum comentário: