quarta-feira, 10 de março de 2010

Voltando pra casa: seios ingurgitados! Mas o que é isso????

O Teodoro nasceu na terça-feira e ficamos no hospital até quinta (comentarei nossa estada em outro post). No dia anterior (quarta) a MD Scheyla já havia me acenado com a possibilidade de alta, então logo cedo da manhã tomei um belo banho e fiz as malas. Antes do meio-dia a Scheyla chegou e já me deixou “de alta” como se diz no hospital e ficamos esperando o pediatra para liberar o Téo.
Fazia um calor incrível, e logo após o almoço a enfermeira veio até o quarto ver se tudo corria bem e pedi a ela que examinasse meus seios, tava achando eles meio estranhos, mais duros que o normal.
E de fato estavam, ela me disse que isso era normal nos primeiros dias do bebê, pois levava um certo tempo até meus seios produzirem o leite na medida certa, e no caso eles estavam produzindo um pouco acima do necessário e teríamos que fazer uma ordenha.Isso mesmo amigos, o termo é ordenha, igual o utilizado para vacas hehehehe
Com a ajuda de uma técnica de enfermagem fizemos umas compressas quentes e retiramos um pouco do leite. Em seguida da retirada fazíamos compressas frias. O principio é o seguinte: o calor ajuda o leite a descer (“desempedrar”) e o frio impede que o seio encha rapidamente (dá um sinal de “para que tá bom”). Com elas aprendi a fazer a ordenha e a massagear os seios e foi um alívio.
Perto das 15h o MD Ruy chegou e após examinar o Téo deu alta pra ele também. E o Teodoro agradeceu fazendo xixi nas mãos dele! Hehehehehe
Saímos do Divina perto das 16h. Antes que vocês perguntem, eu respondo: o primeiro passeio de carro do Teodoro foi no bebê-conforto, com o cinto de segurança bem afivelado no banco de trás. Como já dissemos aqui: segurança é fundamental! (veja o post sobre isso aqui) Quem ama cuida!
Depois de dois dias no hospital, fomos para casa. Tudo estava correndo muito bem até a manhã de sexta (05/03): acordei às 6h da manhã com os seios muito cheios e doloridos, mas muuuiiitttooo cheios mesmo. Sabe a Pamela Anderson? Botei os peitos dela no bolso!!!
Na verdade eu senti os seios encherem durante a noite e não “regredirem” com as mamadas do Téo, e, logo que o Cris acordou para ir trabalhar, eu já estava com eles completamente empedrados!
Não sei se todos sabem mas a Desirée além de ser minha irmã-mais-nova-que-parece-mais-velha-por-ser-mega-responsável é enfermeira, e o meu primeiro impulso foi ligar pra ela, o Cris tinha que ir trabalhar e eu fiquei bem apavorada com o tamanho dos meus seios. Como sempre, minha “ermã” foi um doce e foi pra minha casa às 7h da manhã!!!!
Não vou descrever aqui tudo o que passei naquela sexta, mas devo dizer que foram as 24hs mais longas da minha vida! A Desi fazia massagem, seguida de ordenha e gelo a cada 3 horas e nada parecia diminuir os meus seios. Fiquei tão nervosa que minha pressão subiu e tive que tomar um remédio pra baixar!
O nervosismo era quase infundado, porque mesmo com os peitos empedrados continuei amamentando e o Téo mamando na mesma freqüência. Na real, aqui vai uma dica para as futuras mamães: se seus seios ameaçarem empedrar ou mesmo que empedrarem não deixe de amamentar!!! Não só porque seu pimpolho precisa, mas é importante para regularizar a produção de leite e aliviar o problema. Amamentar é um processo de autoconhecimento, em que precisamos não só nos reencontrar como entrar em sintonia com o bebê, e isso requer paciência e persistência.
Todo esse processo culminou com a minha volta ao Divina. Fomos até lá às 3h da manhã de sábado para fazer uma ordenha com a bombinha a vácuo, a Desi já estava com os braços doendo de tanto fazer massagem e ordenha, e a cada 3h os seios regrediam muito pouco. Ela mal terminava de “amaciar” o esquerdo e o direito já estava duro novamente, esvaziar mesmo nós nem chegamos a conseguir!!! Usamos o banco de leite da UTI Neonatal e senti um grande alívio!!! Apesar de não termos conseguido esvaziar os seios pela primeira vez conseguimos algo mais do que um simples alívio.
No sábado a Desi ainda ficou conosco até a tarde e aí o Cris assumiu as massagens, seguimos fazendo massagem, ordenha e gelo até ontem (terça)!!! E agora não faço mais em intervalos regulares, mas sempre que sinto os seios encherem muito faço as compressas de gelo pelo menos.Queria ter tido naquele momento presença de espírito para tirar uma foto. Essa aí embaixo é do dia fatídico, dá só uma olhada na “altura’ dos meus peitos!!


Apesar de tudo, agora posso dizer que esse foi um ótimo problema, afinal tenho leite pra dar e vender!!!!

Saiba mais sobre seios ingurgitados em: http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/problemas-e-solucoes/seios-ingurgitados/

Nenhum comentário: