sábado, 12 de dezembro de 2009

Curso de Shantala

Numa sexta chuvosa de dezembro (11/12) fomos até o local onde faço yoga para aprender um pouco de shantala (não sabe o que é isso? Leia mais abaixo). Quem ministrou o curso foi a Fabi Panassol, que é a mesma pessoa com quem eu faço yoga, a aula foi realmente muito legal!


Principalmente porque realizei um sonho antigo: O CRIS FEZ MASSAGEM NOS MEUS PÉS!!! Kakakakakakak
E eu tenho provas!!



Tenho certeza que o Téozinho vai adorar também! Como ele ainda não nasceu arranjamos um "dublê" (agradecemos a Bruna que emprestou seu lindo "filho" pra nós;)



Afinal o que é Shantala??


Vou tentar explicar: é uma técnica de massagem de origem indiana trazida ao ocidente por um médico francês chamado Frédéric Leboyer (aliás, soube tb que ele é um dos paladinos mundiais pelo parto humanizado, já sou fã dele então;).
Na Índia é uma prática tradicional, passada de mãe para filha, o nome Shantala refere-se à moça que tá na capa do livro do Leboyer, foi através dela que ele conheceu a técnica e resolveu homenageá-la. Eu tenho o livro caso alguém se interesse...





“A Shantala é uma técnica de massagem milenar feita pelas mães em seus bebês, originária do Sul da Índia. O objetivo principal é promover uma melhor comunicação e interação entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo afetivo que já existe entre eles. Mas a técnica também traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê.”


"Em 1976, o francês Fréderick Leboyer, médico obstetra, viajava pela Índia, quando viu uma mulher sentada na calçada em Calcutá massageando seu filho. A prática era comum no país e transmitida de mãe para filha. Encantado com aquele momento, Leboyer fotografou a mulher, que se chamava Shantala, e pediu que lhe ensinasse a técnica.
De volta ao Ocidente, Fréderick Leboyer foi responsável pela divulgação da prática que ele batizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". O renomado médico já trabalhava em busca da humanização da assistência à mulher no parto desde a década de 60.
No Brasil, a Shantala foi introduzida a partir de 1978, através da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Ela conheceu o método através do médico francês. Ainda hoje, Fadynha se dedica a divulgação da Shantala no país através de cursos e palestras."
Trecho extraído de: http://www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2003/12/26-shantala/index.apl

Ficou com vontade de fazer? Entre em contato com a Fabi!
www.luzmaterna.net
luzmaterna@luzmaterna.net
Fabiana Panassol - (51) 3246-5800 / 9837-8644

Um comentário:

Cristiano disse...

Registre-se que essa foi a primeira, única e última vez que esta criatura receberá uma massagem nos pés ;o)

Na próxima, vou te dar uma "Shantalada" na fuça que tu vais ver o que é bom pra tosse ;o)