sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Diário de bordo – 12 semanas: 2ª ecografia

Chegada a 12ª semana de gestação está na hora de fazer a ecografia com translucência nucal. Mas o que é isso??


“A translucência nucal (TN) é a medida da prega da nuca do feto realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica (como a síndrome de Down), mal-formações ou alguma síndrome genética. Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.” (extraído e editado de www.guiadobebe.com.br)


Fizemos a nossa em 24/08/2009.






Para ser considerada normal essa área deve medir no máximo 2,5 mm de espessura, nosso filhote apresentou 1,7 cm, ou seja, passou no teste com louvor!

Já ouvi relatos de algumas grávidas que preferiram não fazer esse exame por afirmarem que com “defeito” ou não amavam seus filhos. Não concordo. Justamente por amar essa criança mais do que tudo acho importante realizar esses exames, pois além das síndromes cromossômicas outras doenças cardíacas podem ser detectadas e tratadas antes mesmo do bebê nascer. Então, seja bem vinda tecnologia!!!

Além disso, esse exame foi especialmente lindo porque pela primeira vez deu pra ver nitidamente meu filhote todinho!!! Agora ele se parece mais com um bebê mesmo hehehehe

Nenhum comentário: