domingo, 13 de dezembro de 2009

Visita ao Mãe de Deus – 12/12/2009

No último sábado (12/12) fomos visitar a maternidade do Hospital Mãe de Deus. Ainda não escolhi onde gostaria de ter o meu filho, e o Mãe de Deus é uma das opções indicadas pela minha obstetra, mas como o curso de gestantes deles custa 150 pilas, resolvi fazer o curso no Divina Providência e fazer a visita ao Mãe de Deus.


Minha impressão geral foi muito boa, achei o ambiente agradável e a pessoa que nos atendeu dentro da maternidade (não sei se enfermeira ou técnica) foi bastante atenciosa. A infra-estrutura me agradou, mas o que mais me agradou foi sentir uma “predisposição” da equipe em atender partos normais. Como percebi isso? Bueno, primeiro foi a cara dela quando perguntou quem pretendia fazer cesariana e viu que maioria do grupo (que era composto por umas 5 grávidas) se mostrou inclinada ao procedimento. Segundo, foi que em seguida disso ela ressaltou várias vezes que a recuperação da cesariana era mais demorada e “dolorida”, nesse caso ressaltou que na recuperação fica-se até 5 horas sem sensibilidade da cintura para baixo, que se fica sem comer por sei lá quantas horas!
Definitivamente, tenho medo de cesariana!
Não entendo como alguém pode escolher esse tipo de procedimento, me assusta a idéia de alguém injetar em mim qualquer tipo de droga que me faça perder a sensibilidade, que me abra em 7 camadas (isso mesmo: são sete camadas do corpo que são necessárias desbravar para a retirada do bebê! E como disse a nossa guia: “abrir é até fácil, colocar tudo no lugar de volta é mais complicado”) e “acorde” meu filho só por comodidade!!!! Antes que me apredejem devo esclarecer: entendo os benefícios da cesariana, é um procedimento legítimo e seguro, mas é para alguns casos. Não concordo com a cesariana a priori, se eu tiver que encarar uma cesariana que seja depois de ter tentado parir meu filho naturalmente, que seja após esgotadas as tentativas. A natureza é sábia e acredito nela, acredito no meu corpo e no meu espírito.


Essa visita também me fez exercitar minha humildade. Enquanto estávamos lá, fiquei pasma com as perguntas das outras mães e só pensava na seguinte frase: “Sherol, seja humilde! Olha a arrogância!”. Na saída fiquei mais tranqüila ao constatar que o Cris também ficou pasmo com algumas questões. Afinal, a mais “perguntadeira” estava grávida de 30 e tantas semanas e não sabia nem sequer como o médico dela atuava! Tipo, perguntou sobre a equipe de médicos que vai atender ela, sobre a diferença entre parto normal e cesariana... meu deus! Na era Google alguém não saber isso é realmente demais! Além disso, durante a visita ela comentou que o plano de saúde dela dava direito a quarto privativo, ou seja, não é uma pobre coitada. Prova mais uma vez que dinheiro não compra inteligência! A pérola dela foi quando a nossa guia orientou que a primeira roupa do bebê deveria ser algo quentinho pois a temperatura dele é diferente da nossa, e ela saltou: “Como assim roupa quente?”. Na hora pensei: “Põe três minutos no microondas topeira!!!” kakakakakakakaka
Brincadeirinhas a parte, fico feliz por estar, no mínimo, me informando. Busco quase que desesperadamente saber tudo o que está se passando comigo, considero fundamental esse tipo de postura, afinal, escolhi ser mãe, tenho que assumir isso completamente!


No geral o Mãe de Deus teve a minha aprovação, achei o ambiente agradável e limpo. Tenho uma certa “tendência” pelo Divina por conta dos partos das minhas duas cunhadas, a Nilza e depois a Cláudia. Ambas foram bem atendidas e recomendam. A Nilza inclusive tem pressão alta, teve eclampsia e fez uma cesariana e correu tudo muito bem. Bons resultados em situações extremas contam muitos pontos.


Aguardem cenas do próximo capítulo ;)

Nenhum comentário: